Meio Ambiente

Petrobras lança seleção pública de projetos

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, participou da cerimônia de lançamento da Seleção Pública de Projetos 2010 do Programa Petrobras Ambiental (PPA), no edifício-sede da Petrobras, no Rio de Janeiro. Foto: Divulgação

A Petrobras lançou a Seleção Pública de Projetos 2010 do Programa Petrobras Ambiental (PPA). A seleção, que acontece a cada dois anos, faz parte de uma das ações estratégicas do Programa Petrobras Ambiental, que incluem ainda fortalecimento das organizações ambientais e suas redes e disseminação de informações sobre o desenvolvimento sustentável. Para esta seleção, serão destinados R$ 78 milhões. A cerimônia foi no edifício-sede da Petrobras, no Rio de Janeiro, e contou com as presenças da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira e da secretária do Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, Marilene Ramos, entre outras autoridades.

Após a cerimônia, realizou-se entrevista coletiva com o gerente executivo de Comunicação Institucional, Wilson Santarosa, o gerente executivo de Segurança, Meio Ambiente e Saúde, Ricardo Azevedo, o gerente de Responsabilidade Social da Petrobras, Luis Fernando Nery, e o presidente do Instituto Terrazul, Marcos Santana, representando as instituições parceiras do Terceiro Setor. De acordo com Santarosa, a sustentabilidade faz parte de um novo cenário de desafios no mundo e nas empresas. “O programa econômico e o desenvolvimento sustentável devem estar alinhados para garantir a sobrevivência da espécie humana”, disse. A Petrobras tem seguido essa diretriz. O investimento 30% superior nesta seleção pública em relação à anterior indica essa direção.

O gerente de Responsabilidade Social da Petrobras, Luis Fernando Nery, destacou a transparência e o aspecto democrático do processo seletivo “A seleção pública é uma iniciativa que garante a democratização do acesso aos recursos da Companhia, permitindo que sejam inscritos projetos de todos os portes e regiões do Brasil. São formados grupos de avaliadores de diversos setores da sociedade, incorporando visões diferentes e garantindo uma maior transparência do processo”, ressaltou.

Os projetos devem ter como foco principal a gestão de corpos hídricos superficiais e suberrâneos; a recuperação ou conservação de espécies e ambientes costeiros, marinhos e de água doce; e a fixação de carbono e emissões evitadas. Todas as iniciativas devem promover educação ambiental, visando o consumo consciente, a eficiência energética e a conservação de recursos naturais. O período de inscrições vai de 21 de junho até 19 de agosto de 2010. Informações sobre a seleção pública do PPA podem ser encontradas no site: www.petrobras.com.br/ppa2010.

Capa O Saquá 122

.

Matéria publicada na edição de julho
de 2010 do jornal O Saquá (edição 122)

Similar Posts