Cidade Meio Ambiente

Dia Mundial do Meio Ambiente

No dia de Corpus Christi, o tapete de sal do Fórum da Agenda 21 Local. Foto: Edimilson Soares.

Este ano o Dia Mundial do Meio Ambiente teve várias comemorações. Além do I Festival (veja matéria acima) a data foi comemorada com um debate promovido pela Comissão de Meio Ambiente da OAB, no pequeno auditório, na Casa dos Advogados, em frente ao Fórum Oliveira Viana. O debate foi aberto pelo presidente da OAB-Saquarema, Dr. Miguel Saraiva e conduzido pelo Dr. Telles. Participaram da mesa a representante do IBAMA, Dra. Lisia Vanacor, a jornalista Dulce Tupy, editora do jornal O Saquá, representando o Fórum da Agenda 21 Local e Luizão das Flores, presidente do PT-Saquarema.

Outra comemoração, em Jaconé, no Salão do Wander, foi promovida pela Comissão do Meio Ambiente da Associação de Moradores e Amigos de Jaconé, com atividades diversas, voltadas para a educação ambiental. Participaram do evento a presidente da AMA-Jaconé, Ana, a vice Dra. Elisete Duffrayer e o ambientalista Luiz Lopes, diretor de meio ambiente. Na ocasião destacou-se a necessidade de preservação do pássaro con-con, ameaçado de extinção e que sobrevive na APA da Massambaba e em toda esta região, de Saquarema a Búzios, inclusive na Árie (Área de Relevante Interesse Ecológico) Formigueiro do Litoral, nas margens do Canal Salgado, em Jaconé.

Para marcar a data, membros do Fórum da Agenda 21 Local distribuíram mudas de plantas e, no Dia de Corpus Christi, participaram confeccionando um tapete de sal com a logomarca da Agenda 21. O Fórum da Agenda 21 vem se reunindo mensalmente e está finalizando o Plano Local de Desenvolvimento Sustentável. O meio ambiente, que já havia sido tema do desfile cívico-escolar, no aniversário da cidade, no dia 8 de maio, ganhou em junho todas essas homenagens, por ser uma questão cada vez mais emergente. Afinal, já estamos vivendo uma série de mudanças climáticas. E, cada vez mais, teremos que proteger o meio ambiente, para nós mesmos e para as futuras gerações que habitam esta nossa casa, chamada de Planeta Terra.

Capa O Saquá 122

.

Matéria publicada na edição de julho
de 2010 do jornal O Saquá (edição 122)

Similar Posts