Meio Ambiente

Os 10 anos do Consórcio Intermunicipal Lagos São João

Membros do Consórcio cantaram parabéns no almoço comemorativo dos 10 anos do CILSJ, ao lado do presidente do INEA, Luiz Firmino, na foto, à direira. Foto de Dulce Tupy

Fundador e ex-secretário do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), ex-presidente da extinta Serla e primeiro presidente do recém criado Instituto Estadual do Ambiente (INEA) da Secretaria Estadual do Ambiente (SEA), o arquiteto Luiz Firmino Martins Pereira fez um rápido histórico do CILSJ, lembrando a criação da Área de Preservação Ambiental (APA) da Massambaba, que engloba 3 municípios: Arraial do Cabo, Araruama e Saqua-rema, entre outras realizações.

“São 10 anos de sucesso e uma folha corrida de muitas ações ambientais no âmbito do CILSJ”, diz o Dr. Luiz Firmino, conectando o seu passado no Consórcio ao seu presente no INEA, o Instituto que agregou os 3 antigos órgãos da SEA (Feema, Serla e IEF) num só, com 6 superintendências. “Depois de 30 anos, fizemos um concurso público e novos funcionários já estão trabalhando. Hoje, o INEA é um símbolo do soerguimento do setor ambiental no Rio de Janeiro”, considera Firmino.

Alçado à condição de presidente do INEA, devido a sua atuação marcante à frente do Consórcio, responsável por grandes intervenções ambientais como a construção da nova Ponte do Ambrósio e a ampliação do vão do Canal de Itajuru, de 30 para 300 metros, em Cabo Frio, a construção de várias Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) nos municípios na área de abran-gência do CILSJ e a despoluição da Lagoa de Araruama, Firmino sempre foi também um grande incentivador do projeto do Parque da Costa do Sol, que deverá ser o primeiro parque estadual segmentado, que abrange 6 municípios: Saquarema, Araru-ama, Arraial do Cabo, Cabo Frio, São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande.

O projeto que nasceu no âmbito do Consórcio e já é um dos carros-chefe do INEA será o primeiro parque estadual litorâneo, além de uma unidade de conservação de proteção integral, que vai integrar 27 áreas na Região dos Lagos, que terão seus ecossistemas protegidos. É o caso da restinga de Massambaba (em Arraial do Cabo), as dunas (em Cabo Frio) e a reserva de Jaca-repiá (em Saquarema), onde se encontra o mico-leão-dourado nativo, o raro pássaro formigueiro-do-litoral (o popular com-com), a lagartixinha da praia, entre outros, ameaçados de extinção.

Segundo o superintendente de Áreas Protegidas do INEA, André Ilha, o Parque Costa do Sol terá um sistema de co-gestão do estado e municípios. “O próprio CILSJ será um parceiro”, explica o ecologista André, frizando que o objetivo é a conservação da fauna, flora e ecossistemas da região. Presidente do Comitê de Bacia Lagos São João, o ambientalista Arnaldo Villa Nova, da ONG Viva Lagoa, também foi um dos que participou dos 10 anos do Consórcio que foram comemorados com um bolo, palmas e parabéns.

Capinha O Saquá 116Artigo publicado na edição de janeiro de 2010
do jornal O Saquá (edição 116)

Similar Posts