Dia do Trabalho é uma tradição em Sampaio Corrêa

O jovem empresário Roger, filho de Lourival Gomes, em frente ao Supermercado da família, em Sampaio Corrêa, Terceiro Distrito de Saquarema.

O jovem empresário Roger, filho de Lourival Gomes, em frente ao Supermercado da família, em Sampaio Corrêa, Terceiro Distrito de Saquarema.

O Dia do Trabalho é comemorado em todo o mundo. A origem desta data se localiza em 1886, quando uma greve geral de trabalhadores em Chicago, nos Estados Unidos, pela redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas, terminou em tragédia. Comemorado desde o final do século 19, o Dia do Trabalho é uma homenagem aos 8 trabalhadores americanos que morreram por causa da greve, após terem sido presos, julgados sumariamente e enforcados.

No Brasil, a data é comemorada desde 1895 e virou feriado nacional em 1925 por um decreto do então presidente da República Artur Bernardes. Mas somente no governo do presidente Getúlio Vargas, depois da Revolução de 1930, surgiram as grandes comemorações populares do Dia do Trabalho. Em 1º de maio de 1943, no chamado Estado Novo, decretado por Getúlio, foi feita a Consolidação das Leis do Trabalho, a chamada CLT, com uma série de garantias trabalhistas para os brasileiros.

Em Saquarema, o Dia do Trabalhador é comemorado em Sampaio Corrêa, o distrito que foi um cafezal, no Império, depois virou Usina de Açúcar, em meados do século 20, quando chegou a ter cerca de 4 mil trabalhadores na cultura da cana-de-açúcar. Inicialmente, o Dia do Trabalhador era comemorado com um desfile cívico-escolar, mas nos últimos anos, os trabalhadores do Terceiro Distrito e suas famílias ganharam uma comemoração festiva, como ocorre há 4 anos, com uma série de atrações. Este ano, devido às chuvas, o Dia do Trabalho, com brincadeiras e apresentações do Circo do Mineirinho, mágico, palhaço e malabarista, o evento foi transferido para o dia 5 de maio, em frente ao Campo de Grama Sintética da Basiléia. No final, show com a banda Forró Brasil.

Nesta data representativa para os trabalhadores de toda Saquarema, mais uma vez a tradicional família Gomes, de Sampaio Corrêa, fez questão de participar da festa, junto com a prefeita Franciane Motta e o deputado Paulo Melo. Na ocasião, o jovem empresário Roger Gomes, acompanhado dos pais, Lourival e Delma, irmãos e sobrinhos, fez questão de saudar pessoalmente os trabalhadores, entre eles muitos de seus funcionários.

“Quero parabenizar os trabalhadores nesta data tão importante para todos nós e desejo saúde e paz para as suas famílias”, disse Roger Gomes, um jovem empresário que começou a trabalhar na adolescência e hoje, com apenas 26 anos, dirige supermercados da sua família, em São Gonçalo e faz parte da diretoria do clube de futebol Sampaio Corrêa, que vem tendo uma carreira vitoriosa na Segunda Divisão, no Campeonato Estadual de 2012.

As duas torres nas ruínas da Usina Santa Luzia, um dos maiores empreendimentos que Saquarema já teve, com cerca de 4 mil empregados.

As duas torres nas ruínas da Usina Santa Luzia, um dos maiores empreendimentos que Saquarema já teve, com cerca de 4 mil empregados.

Compartilhe!
Palavras-chave:

Sobre o autor

A equipe do jornal O Saquá é formada por diversos jornalistas.