Cidade Comunidade Cultura Educação Homenagem Religião Últimas Notícias

Círio de Nazareth de Saquarema

A belíssima imagem de N. Sra de Nazareth (Foto: Internet)

O Círio de Nazareth de Saquarema é o Círio de Nazareth mais antigo do Brasil. E é também Patrimônio Cultural do Município de Saquarema e do Estado do Rio de Janeiro. De 30 de agosto a 8 de setembro, data do nascimento de Nossa Senhora de Nazareth de Saquarema, o Círio mais antigo do Brasil se realiza anualmente e acaba de completar 395 anos. No ano que vem, será comemorado o quarto centenário desta festa religiosa, que sobrevive graças ao empenho da Paróquia de Saquarema, ao apoio da Irmandade de Nossa Senhora de Nazareth e à Prefeitura de Saquarema, além do apoio e visitação garantida dos fiéis.

Segunda a lenda, no dia 8 de setembro de 1630, após uma tempestade, foi encontrada por um pescador a imagem de Nossa Senhora de Nazareth, com o menino Jesus no colo, jogada pela ondas, nas pedras do morro onde se construiu posteriormente uma igreja. Curioso com o brilho que emanava da imagem, o pescador reuniu todos da vila, portugueses e índios, para rezarem diante da santa.

Porém, no dia seguinte, a imagem não estava mais em sua casa e sim no mesmo local onde havia sido encontrada. Este milagre repetiu-se por quatro vezes. E construíram no morro uma pequena capela para a Santa Milagrosa, com o nome de Nossa Senhora de Nazareth de Saquarema. Em seguida, a fama de milagres começou a correr na Região e fez com que devotos viessem de localidades cada vez mais distantes, na época da Festa de Nazareth.

Assim, Saquarema teve a sua primeira igreja dedicada a Nossa Senhora de Nazareth e o primeiro Círio dedicado a ela. A Igreja de Nossa Senhora de Nazareth foi originalmente construída em 1662, mas passou por várias reformas, até chegar a uma grande obra em 1820. Hoje, é uma das construções mais antigas da Região.

Em Saquarema, pequena cidade litorânea no Rio de Janeiro, a Festa de Nazaré sempre foi a maior da Região dos Lagos, atraindo milhares de romeiros de vários municípios do litoral e do interior do Estado, além de turistas de outros estados. O Reconhecimento do Círio de Saquarema como “O mais antigo do Brasil” deu-se com a visita da imagem peregrina de aBelém do Pará, em 23 de setembro de 2009.
Outra data sgnificativa é 12 de fevereiro de 2021, quando o Diário Ofical do Estado do Rio de Janeiro publicou o Projeto de Lei 1476/2019, de autoria da deputada Franciane Motta, reconhecendo o Círio de Nazareth de Saquarema como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. Nesta data, o projeto que foi aprovado e em seguida tornou-se Lei, votada no plenário da ALERJ (Assembleia Legislativa).

Similar Posts