
Em julho, o jornal O Saquá fez 25 anos de existência, saindo mensalmente com pelo menos uma edição, sendo que em alguns anos circulou com duas edições no mesmo mês, geralmente uma edição histórica, que muitos leitores inclusive colecionam. Em julho também se comemora os 25 anos da Tupy Comunicações S/C Ltda, que edita o jornal O Saquá e edita livros. Além do jorna, mais de 15 livros foram editados pela Tupy Comunicações em Saquarema, a maioria de poesia, mas também ensaio, biografias e outros.
É um feito notável, tendo em vista que neste período vivemos a pandemia e na cidade que tinha cinco jornais, restou apenas um: O Saquá. Toda essa resistência se deve ao fato de que uma pequena equipe, que vem unida desde o início no ano 2000, permaneceu editando o jornal sob as mais diversas condições, superando dificuldades, mas mantendo o compromisso com os leitores.
O jornal O Saquá nasceu com 8 páginas coloridas e passou por vários formatos, com 12 páginas, 16 páginas, 20 páginas e até 24 páginas, nas épocas de bonança econômica no país e em Saquarema, na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro. Pela falta de gráficas por aqui, imprimimos o nosso jornal no Rio de Janeiro, em Petrópolis e há muitos anos estamos trabalhando com a gráfica do jornal A Tribuna de Niterói. Lá o serviço é formidável e contamos com a solidariedade dos jornalistas Jourdan Amora e Eva, inicialmente, e agora com os filhos do casal Luiz Amora e Gustavo que mantém a qualidade no atendimento, além de toda a equipe da casa, Denise na administração, Ênio, na impressão e Araken, na arte gráfica.
Entre os colaboradores que tivemos nesses 25 anos, a maioria faleceu – Silênio Vignoli, A.G. Marinho e outros – mas permanece nossa grande amiga, poeta e cronista, Beatriz Dutra com sua coluna mensal “Cultura é Notícia” e o jovem pianista e estudante de jornalismo com sua coluna “Cultura e Arte”. Escrevemos milhares de páginas ao longo desses 25 anos que passaram lentamente, prateando nossas cabeças ou rareando os fios de cabelo em nossas cabeças, a minha e a do meu companheiro, fotógrafo e diretor comercial Edimilson Soares, responsável por trazer inúmeros clientes para o jornal, comerciantes locais, instituições privadas, empresas e órgãos públicos, sempre com muita habilidade e alegria. Junto com o nosso diagramador Ronan Conde, formamos a trilogia que sustenta o jornal desde o início até hoje.
Para celebrar os 25 anos do jornal O Saquá e da Tupy Comunicações, vamos promover uma comemoração na sede da OAB em frente ao Fórum Oliveira Viana, no Centro de Saquarema, durante a qual vamos homenagear 25 parceiros que ao longo do tempo nos ajudaram a realizar esse sonho de uma imprensa digna no município. Com muito orgulho, consideramos o nosso papel concluído, com altos e baixos, isso é normal, mas consolidando um espaço de informação valioso que atualmente se volta para a cultura o meio ambiente, na cidade que escolhemos para viver e trabalhar.