Cidade Comunidade Cultura Educação Meio Ambiente Últimas Notícias

“Um Dia Limpando o Parque” bombou de novo em Vilatur

Uma tenda reuniu o grupo inicial dos trabalhos ambientais executado pela AMILA, a Associação de Moradores e Amigos do bairro (Fotos: Divulgação/AMILA)

No início de maio, a AMILA, Associação de Moradores de Vilatur, em Saquarema, promoveu o “2° Um Dia Limpando o Parque”, uma ação ecológica importante para a comunidade local e para o município, incluindo a parte saquaremense do Parque Estadual da Costa do Sol, o primeiro Parque Segmentado do Estado do Rio de Janeiro, com partes territoriais em vários municípios da Região dos Lagos. No entorno da Lagoa de Jacarepiá, realizou-se o evento que mobilizou moradores e veranistas, adultos, crianças e adolescentes, técnicos e ambientalistas, que atuaram na defesa da natureza e da ecologia.

Crianças, adolescentes e adultos plantaram mudas no bairro de Vilatur

Em primeiro lugar, chegaram os associados e a diretoria da AMILA JACAREPIÁ, moradores e veranistas de Vilatur, uma equipe da Concessionária Águas de Juturnaiba, funcionários da Secretaria de Segurança e Defesa Civil de Saquarema, guardas-parque do INEA (Instituto Estadual do Ambiente), membros do Projeto NEA-BC (Núcleo de Educação Ambiental da Bacia de Campos), representantes do Projeto Limpeza de Praias, voluntários do Movimento Baía Viva, pessoal da Administração Regional de Vilatur, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e outros, compondo um batalhão de pessoas participativas.

AÇÕES AMBIENTAIS

Segundo o presidente da AMILA, Vinícius Mendes, a infraestrutura cedida cordialmente pela Concessionária Águas de Juturnaiba, o Carro Pipinha de Água Potável e uma tenda para a educação ambiental ajudaram muito, acrescentando conforto aos participantes e colaboradores do evento. Um destaque entre as ações ambientais, foi o projeto Beijos, da UFRJ, aplicado pela professora da UFRJ, Dra. Bianca Ortiz, veranista de Vilatur, que se agregou ao grupo. No evento, a professora entrevistou a aluna Isabel Araújo, do 7° Ano da Escola Municipal Vilatur, para sua pesquisa sobre os ecossistemas locais. O presidente Vinícius colaborou também com essa pesquisa sobre a Botânica Educacional Inclusiva, juntando e organizando saberes, através do projeto Beijos.

Educação Ambiental é a base do trabalho de conscientização

Além dos diretores da própria AMILA JACAREPIÁ, da equipe cedida pela concessionária Águas de Juturnaiba, que veio em grupo, e o diretor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Saquarema, o engenheiro ambiental Dr. Paulo Ivo, participaram também ativamente os guardas-parques do INEA que trabalharam no apoio aos alunos e professores da Escola Municipal Vilatur, nas atividades de Educação Ambiental. O coordenador Pedro Soares, da Defesa Civil Apresentou equipamentos e Pluviômetro na Tenda da Educação Ambiental, aos alunos do 5° ao 7° ano da Escola. Diego Pescador, o Administrador Regional de Vilatur, Antenor Araujo, Pedro Soares, coordenador da Defesa Civil de Saquarema e a professora Ellen Ramos também foram atuantes.

O replantio é uma ação permanente na comunidade de Vilatur

Um destaque no evento, foi a participação do menino Leozinho, que planta e recicla, que já faz parte da AMILA do Amanhã, junto com os alunos da Escola Municipal Vilatur. “Esses alunos são muito atentos e participaram com entusiasmo na Tenda da Educação Ambiental”, contou Vinícius. No final, a AMILA promoveu um Abraço Ecológico na área do plantio e recomposição da flora nativa. Foi um dia muito especial para a comunidade, moradores e veranistas, todos irmanados na recuperação do meio ambiente e na proteção da natureza.

A professora Ellen e outros educadores na tenda que virou uma escola aberta para atender crianças e jovens do bairro


Similar Posts