
Caro leitor, deve estar estranhando este título e se questionando sobre. Não, a pergunta não foi exatamente para mim, afinal, mesmo após este breve período em que escrevo, todos os meses estamos em constante contato. Mas hoje, gostaria de comentar com vocês e relembrá-los ou até mesmo apresentar, para aqueles mais novos, sobre um dos grandes nomes da nossa música nacional, mais especificamente da Música Popular Brasileira (MPB). O título remete também à uma música, tema da novela História de Amor, enorme sucesso do magnânimo Manoel Carlos, a qual é reexibida na TV Globo atualmente, de segunda a sábado desde 10 de fevereiro de 2025 na faixa das 14h45, após o Jornal Hoje. Contudo, o principal conteúdo não é a reprise da novela, pois essa pode ser conferida e relembrada a cada capítulo, mas sim, o compositor da música “Lembra de Mim”, o cantor, pianista e compositor brasileiro Ivan Guimarães Lins, mais conhecido como Ivan Lins.
Nascido no Rio de Janeiro, em 16 de junho de 1945, filho do militar Geraldo Lins, teve um dos primeiros contatos com a música tocando trompete na banda do colégio que estudava. Aos 18 anos, de maneira autodidata, começou a tocar piano, instrumento esse que veio a se tornar seu principal, e com gêneros de certo grau de complexidade harmônica como Jazz e Bossa Nova. Anos depois de ingressar na faculdade para se graduar em química industrial, no quarto ano, participou do primeiro Festival Universitário de Música Popular Brasileira, organizado pela antiga TV Tupi em 1968, dando início em sua carreira musical. Esse tempo escutando muita Bossa Nova, Jazz e Soul valeu a pena! Sua música é uma mescla de elementos brasileiros com essas influências internacionais, criando um som original e atemporal. Mas essa história não para por aí! Em determinado momento, foi contratado pelo então produtor Paulinho Tapajós, gravando três discos para a gravadora Formal Philips, que posteriormente se tornou, somente, a atual Universal Music. Para quem não conhece, a Universal Music Group é a maior empresa do ramo musical no planeta, sendo parte e líder do grupo das “Três Grandes” gravadoras, em conjunto com a Sony Music e a Warner Music Group. Mesmo assim, sua parceria de longa data se deu com o também compositor Vitor Martins. A primeira composição em conjunto ocorreu no quarto LP, Modo livre, pela RCA (Radio Corporation of America), empresa norte-americana de eletrônicos, pioneira no setor de telecomunicações que ficaria conhecida mais tarde como Sony Music, uma das “Três Grandes” como citado anteriormente. De todas as composições com Vitor Martins, destaca-se a canção “Começar de novo”, gravada pela cantora Simone no mesmo ano em que foi composta e tema de abertura oficial do seriado Malu Mulher, tornando-se um grande sucesso na época e marco na história da MPB.
Seu sucesso como compositor começou com a música Madalena, gravada por Elis Regina. Ainda com ela, embalou o sucesso “Aos Nossos Filhos”. Tendo também nomes como Simone, Gal Costa, Zizi Possi e Emílio Santiago gravando suas músicas. Em 1991, em parceria com Vitor Martins funda a gravadora Velas, que ajudou grandes nomes da música nacional como Lenine, Chico Cesar e Guinga, a iniciarem suas carreiras artísticas. Seu sucesso transcendeu fronteiras e se tornou um dos artistas brasileiros mais gravados no exterior. Alguns nomes são: George Benson, Michael Bublé, Ella Fitzgerald (“a primeira dama do Jazz”), Sarah Vaughan, Sting, Barbara Streisand e o eterno produtor Quincy Jones, este último em particular por contribuir com a exportação do trabalho de Ivan Lins. Uma curiosidade é que, nessa fase, ele quase teve uma música, chamada “Novo Tempo”, incluída no lendário disco “Thriller”, de Michael Jackson, mas infelizmente a parceria não ocorreu por divergências contratuais. Em 2005, ganhou 2 Grammys Latinos com Álbum do Ano e Melhor Álbum de MPB por “Cantando Histórias”, se tornando o primeiro artista brasileiro a ganhar um Grammy Latino de Álbum do Ano. Ao todo, levou 4 estatuetas de 9 indicações.
De fato, não tem como ignorar essa primorosa e brilhante carreira de um ícone da música brasileira. Não é por “Acaso” que a MPB se tornou tão famosa mundialmente, porque mesmo “Depois dos Temporais”, com “Saudades de Casa”, puderam ouvir uma boa música em “Setembro”. Assim como Ivan Lins, muitos outros artistas podem estar adormecidos em sua mente. Mas não se preocupe! Estarei aqui para ajudá-los a refrescar a memória e informar meus caros leitores. E então? Após essa matéria, se “Lembra de mim”, ou melhor, dele?