
Surfe, skate e música deram o tom do REMA, super evento ao ar livre

Competição, música e outras atividades agitaram a Praia de Itaúna que recebeu o maior evento de surfe e cultura ao ar livre da América do Sul: o REMA. Foram 3 competições de surfe da WSL, com participação de skatistas de elite e atrações musicais. Na abertura, houve uma homenagem ao surfista Leo Neves, liderada pelos filhos do bicampeão brasileiro, Valentim e Leo Jr. O REMA (Rua, Esporte, Mar e Arte), ex-Saquarema Surf Festival, em sua 5ª edição, trouxe três pilares: o REMA WSL Saquarema Surf Festival, o REMA Skateboarding Challenge e o REMA Sounds. O evento foi uma oportunidade para o público aproveitar o feriadão de Páscoa na capital nacional do surfe, com uma programação que durou mais de uma semana. O grande destaque do evento foi o surfe, o primeiro QS 6.000 da temporada da WSL 2025/26, que reúniu representantes da elite do surfe latino-americano. Mas o skate também arrasou! No encerramento, a grande atração musical foi o americano Donadon e sua inebriante surf music.
Páginas 4 e 5
Encontro com a imprensa reuniu jornalistas em Niterói
Um Encontro com a Imprensa reuniu jornalistas no histórico Bar e Restaurante Caneco Gelado do Mário, no centro de Niterói. A iniciativa do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro (SJPERJ) pretende resgatar os tradicionais Encontros com a Imprensa, organizados pelos veteranos Abel Rodrigues e Jourdan Amora, que marcaram época na cidade. Vários jornalistas vieram do interior, entre eles Dulce Tupy e Edimilson Soares, de Saquarema, Evaldo Nascimento, de Silva Jardim, Renato Muniz, de Nova Iguaçu, Gilson Barcelos e Paulo Celestino, de Maricá, e outros. Participaram também, Dandan e Jordan Amora, do jornal e gráfica A Tribuna, Vinicius Martins, Serginho Total, Jorge Coutinho, Solange Dantas, Paulo Roberto Araujo, Odimar Brito, Barcimio Amaral, o ator e colunista Tatau, Silvana Machado, Julio Castro, Leonardo Rivera, Heber Sales, Adhemir Rebelo e Maria Cristina Lopes, entre outros, além dos advogados sindicais Silvio Lessa e Célio Junger, e do artista plástico Luis Carlos Carvalho e sua esposa Marcia Maria Muller. Foi o primeiro encontro de muitos que virão.
Página 2
Brigada Indígena contra fogo é treinada em Maricá
O Projeto Brigada Guarani por Maricá formou a 1a turma de Brigadistas Florestas Indígenas do Estado do Rio de Janeiro. A Comissão de Lideranças da Aldeia Mata Verde Bonita e o Movimento Baía Viva, entre outras entidades parceiras, receberam o Programa PrevFogo do IBAMA, órgão do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e o apoio institucional do Fundo Casa Socioambiental. O treinamento foi de 14 a 18 de janeiro, envolvendo a Comissão de Lideranças da Aldeia Mata Verde Bonita, num total de 50 brigadistas inscritos no curso, ministrado por monitores vindos de Brasília, vinculados ao Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Programa Prevfogo) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), órgão técnico do Ministério do Meio Ambiente e do Clima (MMA).
Página 6
Eleita e nova diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica Lagos São João

O Comitê da Bacia Hidrográfica Lagos São João (CBHLSJ), que reúne vários municípios da região, elegeu a nova Diretoria para o biênio 2025-2027. O evento aconteceu no Auditório da Prefeitura Municipal de Cabo Frio e contou com a participação de representantes dos três segmentos sociais que compõem a Plenária do Comitê: representantes do Poder Público, dos Usuários da Água e da Sociedade Civil Organizada. Compõem a nova Diretoria o biólogo e professor Jailton Dias, presidente; a arquiteta Ana Paula Rodrigues, vice-presidente; e a professora Dalva Mansur, secretária-geral. O diretores dos quatro Subcomitês são: Gilton Souza, do Subcomitê do Rio Uma, Búzios e Casimiro de Abreu, Breno Bento, de Cabo Frio, Arraial do Cabo e São Pedro da Aldeia, Roni Ribeiro, de Araruama, Rio Bonito e Silva Jardim, e Sheila Moreira, de Saquarema e Maricá.
Página 3