
Um “Encontro com a Imprensa” reuniu cerca de 50 jornalistas no tradicional e histórico Bar e Restaurante Caneco Gelado do Mário, no centro de Niterói. A iniciativa do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro (SJPERJ) pretende resgatar os encontros com os jornalistas que eram organizados pelos veteranos Abel Rodrigues e Jourdan Amora, mensalmente, e marcaram época na cidade. Vários profissionais vieram do interior, entre eles, Dulce Tupy e Edimilson Soares, de Saquarema, Evaldo Nascimento, de Silva Jardim, Renato Muniz, de Nova Iguaçu, Delegado Sindical na Baixada Fluminense, Gilson Barcelos e Paulo Celestino, de Maricá, entre outros.
Lá estiveram também Solange Dantas, Dandan Amora, do jornal A Tribuna, Vinicius Martins, Serginho Total, Jorge Coutinho, Paulo Roberto Araujo, Odimar Brito, Barcimio Amaral, o ator e colunista Tatau, o atual decano dos jornalistas do Estado do Rio de Janeiro Jourdan Amora, editor do Jornal de Icaraí, Silvana Machado, Julio Castro, Leonardo Rivera, Heber Sales, Adhemir Rebelo, Maria Cristina Lopes, André Freitas e Silvia Barcelos, secretária do SJPERJ.

Participaram, também do encontro, o advogado Silvio Lessa, que sempre deu apoio jurídico ao Sindicato dos Jornalistas e sempre foi destaque no movimento sindical, e o advogado Célio Junger, Assessor Jurídico do SJPERJ, o artista plástico Luis Carlos Carvalho, que faz o programa “Segundas Insurgências” no Instagran e sua esposa Marcia Maria Muller. O vice-presidente da Associação de Imprensa de Maricá, Paulo Celestino e o jornalista Gilson Barcelos, diretor do GBNews, propuseram um encontro estadual de jornalistas em Maricá, proposta que será alinhada com Nathalia Muller, presidente da Associação de Jornalistas de Maricá.

Mário Sousa, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, destacou a presença dos colegas e falou da importância dos encontros mensais que irão acontecer. “Sempre foram encontros, sem pautas definidas, com objetivo de congregar os colegas, num momento de lazer, descontração e jogar conversa fora. Este era e vai ser o espírito dos Encontros de Jornalistas, disse Mário. Já Renato Muniz, da Baixada Fluminense, delegado sindical do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, destacou a importância de se inaugurar na Baixada uma sub-sede que deverá ocorrer no mês de abril. A proposta é criar alternativas de apoio aos profissionais de imprensa dos 13 municípios da Região.
