
Mais de 40 blocos de rua animaram o Carnaval de Saquarema. Blocos desfilaram nas ruas dos bairros e alguns com programação para a criançada. Em Jaconé, Sampaio Corrêa, Bacaxá e Vilatur palcos foram montados para shows e na Orla da Lagoa houve um trio elétrico, eletrizando os foliões!
A programação do Carnaval começou com o bloco “Não é Não”, uma ação de conscientização contra o assédio, promovida pela Secretaria Municipal das Mulheres, na abertura do carnaval, sexta-feira, que reuniu muitos muitos carnavalescos no desfile pelo centro da cidade. Neste bloco desfilaram a secretária Marcinha e a nova prefeita Lucimar, bem animadas. Um carro da Patrulha Maria da Penha puxou o bloco com muitas mulheres.
À noite, foi a vez do Trio Saquarema, Lequinho Torres e Gabriel & Luciano. No sábado, na Praça do Canhão teve o bloco das crianças, seguido pelo Bloco de Marchinhas, Trio Saquarema, Marina Júlia e Israel Lacerda. Em Bacaxá, Maycon André. Em Jaconé, Los Maresias. Em Sampaio Correa, Bloco das Crianças e depois Zé Lucas. Em Vilatur, Jefferson e Daniel.
No domingo, na Praça do Canhão, de novo Bloco das Crianças, seguido de Bloco de Marchinhas, Trio Saquarema, Quizomba e Nosso Nome é Pagode. Em Bacaxá, Gabriel & Luciano. E Jaconé, Sambachick e Israel Lacerda. Em Sampaio, Maycon André. E em Vilatur, Bloco das Crianças e Pedro Barros.
Na segunda-feira, na Praça do Canhão, outra vez o Bloco das Crianças, seguido do Bloco de Marchinhas, Trio Saquarema, Pepinho Meu Rei e Maycon André. Em Bacaxá, Lance Solto, Marina Júlia e Pedro Barros. Em Jaconé, Bloco das Crianças e Nosso Nome é Pagode. Em Sampaio, Israel Lacerda e, em Vilatur, Gabriel & Luciano.
Na terça-feira gorda, como se dizia antigamente, fechando o carnaval na Praça do Canhão, teve o Bloco das Crianças, Bloco de Marchinhas, Trio Saquarema, Thiago Martins e Jefferson e Daniel. Em Bacaxá, também Bloco das Crianças e, em seguida, Israel Lacerda. E, em Jaconé, Maycon André. Em Sampaio, Leozinho, e em Vilatur Sambachick e Nosso Nome é Pagode.
O destaque nesse ano foi a criação da Escola de Samba do Tigre, um bloco que cresceu e se multiplicou. O desfile do bloco encantou a todos e, principalmente, sua bateria considerada a melhor de Saquarema. Em Jaconé, o puxador de samba Negro Lucas, mais uma vez emprestou sua voz para animar o carnaval do bairro onde mora, colaborando com os desfiles de vários blocos carnavalescos locais.
Blocos de rua e shows agitaram o município

Com uma programação diversificada, o Carnaval 2025 em Saquarema teve blocos e shows para todos os gostos. O início foi com o bloco “Não é Não”, no centro, que saiu em frente da Prefeitura, abrindo o carnaval saquaremense. No dia seguinte, sexta-feira, saiu o bloco “Curvina da Catinga”, próximo ao Fórum. No sábado, saíram os blocos “Batuque Saquá” no Centro e, em frente à Colônia dos Pescadores Z-24, o “Afoita”.

O famoso bloco “Camarão”, como sempre, lotou a principal rua de Jaconé, a Rua 96, e o Bloco “Amigos da Pontinha”, saiu na na Pontinha, em Barra Nova. Já o bloco “Unidos do Guarani”, animou o bairro do Guarani. O popular bloco “Truco” arrasou no Centro, de tarde, enquanto o bloco “Gethomn / Vermelho e Branco” saiu à noite no Rio da Areia.
No domingo, o tradicional bloco “Virgens de Itaúna” saiu de manhã, e o “Bebum Difama”: 12h, na Avenida Oceânica, em Itaúna, meio dia. O “Bafo de Jacaré”, saiu na folia às 13h, em Jaconé, da Rua 96 até Rua 15. O Bloco “Largado às Traças”: saiu no Centro, a partir da Colônia dos Pescadores Z 24. Jà o bloco “Afoguei o Ganso” foi pra rua de tarde, em Jaconé, no Codomínio Cabanas.
Em Barra Nova, no Coqueiral, saiu mais uma vez o veterano “Alegria do Galo”, enquanto em Jaconé, também de tarde, o bloco “Que Merda É Essa?” e o bloco “Estamos a Bordo” à tardinha no Boqueirão, na altura do Bar do Ratão. No Gravatá, saiu o “Litrasso”, de noite e em Sampaio Corêa, brilhou o bloco “União da Basiléia”, de noite.

Na sedunda, o bloco “Onda Máxima” também alegrou o Centro, a partir da Colônia dos Pescadores. O “Piratas de Jaconé” saiu pela manhã em Jaconé, na Rua 96. No início da tarde, desfilou o bloco “Tchan Gay”, na praia, no Boqueirão. O bloco “Unidos e Misturados”, de tarde na Praça do Coração, no Centro. E o bloco “Bloco Maresia”, às 13h, na Colônia.
O bloco “Banda de Itaúna”, saiu às 14h, na Avenida Oceânica, enquando o “Nosso Bloco” saiu em Barra Nova. Já o “Bloco das Piranhas” invadiu a tarde em em Bacaxá. O “Bloco do Batata” animou o Centro a partir da Colônia. E o bloco “Camisa de Bola”, às 17h, em Vilatur, no mesmo horário em que saiu o “Bloco da Raposa”: em Barra Nova, no Bar do Arlindo, na Avenida Litorânea e o bloco do “Truco” retornou ao no Centro, na Vila.

Na terça, o bloco “Porto da Roça”, desfilou no Centro (Colônia) e o “Banda Boa” a partir das 10h, na Av. Beira Mar (desde a orla de Jaconé até o palco. A “Turma do Barril”, inundou a folia a partir das 13h, na Praça do Coração, no Centro de Saquarema, enquanto o “Corpo Estranho” desfilava em Itaúna, na Avenida Vilamar, Também o “Bebum Difama” saiu em Itaúna e o bloco “Pra Ser Feliz”, saiu da Colônia para o Centro.
O bloco “Amigos do Vander”, animou a tarde em Jaconé, da Rua 96 até Rua 15. O bloco “Senta e Chora” animou o bairro do Retiro, de tardem e a Escola de Samba “Unidos do Tigre” saiu logo cedo, de manhã no Centro (Colônia). Já na quarta feira de cinzas, o bloco “Escangalhados” fechou o carnaval no Boqueirão
Saquarema teve 1º evento carnavalesco da Região dos Lagos

O Bloco “Não é Não”, abriu o Carnaval de Saquarema na quinta-feira, 27 de fevereiro, a partir das 17h, na escadaria da prefeitura, reforçando a importância da conscientização sobre o respeito e o consentimento também na hora de cair na folia. Aberto para toda população, e não apenas para os funcionários da prefeitura, o bloco garantiu muita diversão e alegria, mas lembrando sempre a todos os foliões e foliãs que depois do “não”, tudo é assédio.
“Carnaval é festa, é alegria, é diversão, mas tudo tem que ser feito com muito respeito. O nosso bloco oficial foi para as ruas com muita animação e responsabilidade”, disse a prefeita Lucimar. O evento teve a presença da secretária da Mulher, Márcia Azeredo, que reforçou o convite à população e o tema da campanha que abriu a festa popular na Região dos Lagos. “Contamos com as famílias e amigos, para levar alegria e respeito para as ruas. O Carnaval de Saquarema foi assim, com muita alegria e respeito”, falou Márcia Azeredo.