
A comunidade de Vilatur, mobilizada pela AMILA, a Associação de Moradores de Vilatur, deu um exemplo de cidadania e consciência ambiental, promovendo o 1º Ato de Defesa ao Ambiente – Um Dia Limpando o Parque, no bairro que fica colado no Parque Estadual da Costa do Sol, na APA (Área de Preservação Permanente) da Massambaba. A ação foi promovida pela Associação dos Amigos da Lagoa de Jacarepiá em Vilatur, AMILA Jacarepiá, e reuniu moradores, ambientalistas, voluntários e representantes do poder público, unidos em prol da preservação do meio ambiente local.
O evento contou com o plantio de 76 mudas de espécies nativas, como os ipês de várias côres e mudas de cajueiros, reforçando a importância da recuperação da vegetação e biodiversidade da região. A ação foi nas margens da lagoa de Jacarepiá que vem sofrendo com o descarte irregular do lixo e a degradação ambiental. Presente no evento, a prefeita de Saquarema, Lucimar Vidal, destacou a beleza natural do município: “Temos lagoas maravilhosas e praias lindas… Mas precisamos cuidar! A responsabilidade de preservar não é só do poder público; é também da população e das pessoas que visitam Saquarema. Quem vem para se divertir precisa fazer a sua parte, respeitando e cuidando dos nossos espaços, tão importantes para o município”, afirmou.
O evento também foi um espaço para troca de experiências, fortalecimento de vínculos entre os participantes e mobilização para futuras ações de educação ambiental. A AMILA Jacarepiá celebrou o sucesso do ato e reforçou seu compromisso com a preservação do Parque Estadual da Costa do Sol e demais áreas de proteção na região de Vilatur.
