Mais uma vez o Museu de Conhecimentos Gerais, cuja Reserva Técnica se localiza em Jaconé, presidido pelo biólogo Carlos Alexandre, vai promover a Semana de Museus em Saquarema. Grande idealista da cultura local, Carlos Alexandre mantem o Museu de Conhecimentos Gerais a duras penas, com muito emprenho e dedicação. Junto com a esposa Hosana e com a filha Natálila, a família recepciona com carinho a todos que buscam este espaço dedicado à cultura incluindo a promoção de cinema, palestras e debates.
É o caso desta 22ª Semana de Museus que vai promover duas palestras magníficas. A primeira será sobre o Morro do Ouro, que existe em Jaconé e virou trabalho acadêmico do professor e mestre José Augusto da Silva Costa, sobre um tesouro de Lima, no Perú, que teria sido enterrado aqui. História real mas que envolve piratas e paixão, a palestra deverá atrair muitos curiosos e amantes da hitória, no pequeno auditório do Museu de Conhecimentos Gerais, na Rua 18, em Jaconé.
Outra palestra formidável é a do professor e doutor Pierre de Cristo, que vem de Cabo Frio mostrar a importância de pesquisar e divulgar a rota dos quilombos na Região. A palestra é resultado de muita pesquisa e empenho ao longo de vários anos. O resultado é um livro que sera lançado no mesmo dia, na Casa do Educador recém inaugurada no Porto Novo, na Av. Saquarema. É um programa imperdível, para todos que curtem a cultura local, tão necessária e atraente. Imperdível!
O Jornal de Saquarema