Cidade Comunidade Cultura Educação Meio Ambiente Política Saúde & Ciência

O Saquá 284 – Chamadas de Capa

SOS Porto Não! Mais um porto para sujar as nossas praias

O filme “Pedras de Darwin. Os Beachrocks de Jaconé” tem vários depoimentos a favor da preservação do ambiente geológio, histórico e cultural de Jaconé (Foto: Dulce Tupy)

A polêmica sobre o Porto de Jaconé ou Terminal Ponta Negra (TPN) começou a tomar vulto de novo. O Museu de Conhecimentos Gerais promoveu uma sessão do Cine-Debate, produzido pelo NEA-BC (Núcleo de Educação Ambiental da Bacia de Campos) em Saquarema. A sala do pequeno auditório da Reserva Técnica do Museu, em Jaconé, ficou lotada, com interessados ou não na construção do porto, em um lugar paradisíaco, verdadeiro paraíso ambiental, próximo ao Costão de Ponta Negra, em Maricá. Coalhado de “beachrocks”, as famosas pedras de praia descritas pelo cientista Charles Darwin em 1932, quando passou por Maricá e Saquarema, o local é propício à pesquisas geológicas, biológicas, históricas e culturais e como pólo de turismo ambiental. Justamente o contrário do que pensam e desejam o governo de Maricá e os técnicos paulistas.
Páginas 4 e 5

O aniversário de Saquarema

Charles Darwin foi tema no desfile em Sampaio Corrêa (Foto: Divulgação SECOM/PMS)

Saquarema comemorou seu aniversário com evento “country” e desfile cívico escolar na Basiléia, em Sampaio Correa, além do tradicional desfile no centro de Saquarema. No centro, pela primeira vez, houve paralelamente ao desfile, na concentração, em frente ao Centro Social Madre Maria das Neves, um protesto contra a construção do Porto de Jaconé. Com uma grande faixa e várias cartolinas de protesto, os manifestantes fizeram um ato pacífico que atraiu muitos olhares de curiosos, alunos e professores.
Página 3

O primeiro índio universitário

Debate com os autores do livro e professores na UERJ (Foto: Divulgação)

José Peixoto Ypiranga dos Guaranys nasceu em São Pedro, aldeamento ligado a Cabo Frio, no século 19. Foi o primeiro bacharel indígena, formado na Faculdade de Direito, em São Paulo. Este é o tema do livro dos historiadores Luiz Guilherme Scaldaferri Moreira e Marcelo Sant’Ana Lemos, recém publicado pela Editora Sophia. Quando morreu, aos 49 anos, Ypiranga dos Guaranis tinha 17 escravizados e 2 fazendas, entre outros bens. Segundo o professor José Ribamar Bessa, criador do PróÍndio, da UERJ e autor do prefácio do livro “a biografia do primeiro índio universitário no Brasil é uma flecha pra o futuro, que abre o debate sobre a participação indígena na construção da nação brasileira”.
Página 6

Hanuman Ashtanga Yoga no Estúdio Manô Araujo

A turma do Ashtanga Yoga no Studio Manô Araújo

Realizou-se o primeiro Workshop de Ashtanga Yoga no Lake’s Shopping, em Saquarema. Durante 3 dias, os alunos participaram das aulas do professor Pedro Stabile, que veio do Hanumam Ashtanga Yoga, de Nova Friburgo. A iniciativa da professora Ju, do Ashtanga Yoga de Saquarema, foi um sucesso na cidade que começa a conhecer novas variedades do Yoga tradicional.
Página 2

Similar Posts