Beatriz Dutra: Cultura é Notícia Cidade Comunidade Cultura

Feliz 2023, amados leitores!

Cultura é Notícia - Beatriz Dutra

“ANO NOVO, VIDA NOVA!”… Ao longo do tempo, tenho ouvido muito essa sabedoria popular… Em todo NOVO ANO devemos nos preparar para uma nova vida!… Renovando a esperança de melhores dias e fortalecendo os nossos sonhos!… Porque “ESPERANÇA é o sonho do homem acordado” (Aristóteles) e “É o sonho que mostra o caminho!” (Gofredo Telles Júnior).

Assim, sigamos todos, paciente e persistentemente!… Sonhando mas atentos a tudo e a todos… Antenados à beleza da vida e até àquelas coisas que sem pedirmos, vêm ao nosso encontro… como por exemplo, chegou a mim o delicioso livro “…” – “A VIDA ÍNTIMA DAS FRASES”, de Deonísio da Silva, que trata da origem de frases famosas que integram a nossa língua, e que vale a pena conhecê-las – como por exemplo:

A) ÁGUA MOLE EM PEDRA DURA, TANTO BATE ATÉ QUE FURA – “Utilizada para designar a pertinácia como virtude que vence qualquer dificuldade, por maior que seja, esta frase perde-se nas brumas do tempo, mas um de seus primeiros registros literários foi feito pelo escritor latino OVÍDIO (43 a.C – 18 d.C), autor de célebres livros como “A Arte de Amar” e “Metamorfoses”, que foi exilado sem que soubesse o motivo. Escreveu o poeta: “A água mole cava a pedra dura”. É tradição das culturas dos países em que a escrita não é muito difundida formar rimas nesse tipo de frase para que sua memorização seja facilitada. Foi o que fizeram com este provérbio portugueses e brasileiros.

B) A PRESSA É INIMIGA DA PERFEIÇÃO – Esta frase antológica ao acervo de ditos célebres pela pena do famoso jurisconsulto brasileiro Rui Barbosa de Oliveira (1849 – 1923) ao comentar a rapidez com que se redigia o Código Civil Brasileiro, que trouxe em sua versão final preciosas anotações do mestre. Os detalhes sempre foram importantes nas redações das leis como nas obras artísticas. Ao longo dos carnavais, várias foram as escolas de samba que perderam pontos importantes pelo desleixo com pormenores. O águia de Haia, como era chamado por sua atuação em famosa conferência que pronunciou na Holanda, acrescentou que a pressa é também “mãe do tumulto e do erro”.

C) ERRAR É HUMANO – “Frase do escritor latino Sêneca (4 a.C – 65 d.C), o filósofo preceptor do imperador Nero. Sêneca foi bom professor, mas seu aluno desvairado decretou-lhe morte das mais cruéis, ordenando que cortasse os próprios pulsos… São-lhe atribuídas a autoria de obras célebres como “Medéia”, “As Troianas” e “Fedra”. Teólogos cristãos, quando citam a frase costumam emendá-la, escrevendo:… Errar é humano, mas perseverar no erro é diabólico.”

Não é um livro delicioso, leitores?

Mas preciso terminar desejando a todos um muito melhor 2023 e que sigamos, com esperança e persistência, na direção dos nossos sonhos! Amém!

Similar Posts