Cidade Comunidade Meio Ambiente

Visita Técnica ao bairro de Vilatur

A restinga na Praia de Vilatur onde sobrevivem espécies nativas deve ser preservada

Com grande atrativos ambientais, inclusive um reserva ambiental, Vilatur é um dos bairros que mais cresce em Saquarema. Porém, o crescimento, frequentemente desordenado, tem trazido problemas que necessitam de soluções ambientais, apesar do bairro estar em área limítrofe do PECS – Parque Estadual da Costa do Sol. Sendo assim, o Subcomitê das Lagoas de Saquarema, Jaconé e Jacarepiá promoveu uma visita técnica, para acompanhamento das intervenções já feitas e as que estão por vir no bairro e os graves problemas ambientais que o bairro enfrenta ao longo do tempo. Vinculado ao Comitê da Bacia Hidrográfica Lagos São João, o Subcomitê de Saquarema fez a sua terceira visita técnica – as anteriores esse ano foram às quatro Estações de Tratamento de Esgoto de Saquarema e ao Canal Salgado em Jaconé – todas em parceria com a Comissão de Defesa do Meio Ambiente (CDMA) da ALERJ – Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

A solicitação desta visita técnica teve como motivação as denúncias de ligações clandestinas de esgoto não tratado às redes de águas pluviais, em local próximo à Lagoa de Jacarepiá, sendo fundamental a verificação do deságue dessas águas e a averiguação da Faixa Marginal de Proteção da Lagoa, a única doce na Região dos Lagos, a cerca de 500 metros do mar. Outro ponto importante foi a coleta de material para análise da qualidade da água da Lagoa de Jacarepiá feita pelo INEA (Instituto Estadual do Ambiente), sujeita à grande concentração de banhistas em épocas de turismo, além do Córrego que atravessa o PECS e margeia a Lagoa Vermelha, cortando trecho do bairro de Vilatur e recebendo contribuições de outros corpos hídricos, que possuem concentrações populacionais próximos as suas margens.

AVANÇOS AMBIENTAIS

De acordo com o Subcomitê de Saquarema os pontos de interesse programados para serem observados nessa visita técnica foram: Lagoa de Jacarepiá e sua Faixa Marginal de Proteção, locais das ligações clandestinas de esgoto com as galerias pluviais, análise da qualidade das águas da Lagoa de Jacarepiá, visita à área da restinga, na Praia de Vilatur, visita às Faixas Marginais de Proteção, expostas à invasão de veículos com consequente destruição da vegetação nativa, visita à Lagoa Vermelha, visita ao Córrego que margeia a Lagoa Vermelha, análise da qualidade da água do Córrego, verificação das passagens subterrâneas de animais na Estrada dos Cajueiros e outras demandas, mas nem todas foram cumpridas.

Autoridades participaram da visita técnica

Devido a um acidente com o ônibus que transportava os visitantes, que atolou na areia na Praia de Vilatur, a visita técnica sofreu um atraso e nem todos os pontos foram observados como previsto. Porém, tudo que se viu impressionou os presentes, inclusive a construção das passagens subterrâneas e aéreas de animais silvestres na Estrada dos Cajueiros, que representam um grande avanço na preservação ambiental.

Segundo um morador de Vilatur, a ligação dos bairros de Vilatur e Itaúna pela área da Reserva, na praia, não deve ser asfaltada, como alguns moradores defendem, por trazer enormes prejuízos para a flora e fauna da Restinga, entre outros malefícios ecológicos. O evento, teve a participação de representantes do INEA, entre outras instituições ambientais e ONGs dedicadas ao desenvolvimento sustentável da Região. A produção do evento foi do Comitê da Bacia Hidrográfica Lagos São João, com apoio do Consórcio Intermunicipal e Ambiental Lagos São João, com sede em São Pedro da Aldeia e da AMILA, Associação Moradores e Amigos de Vilatur e Jacarepiá. Na ocasião, foi anunciada a próxima visita técnica, no bairro do Roncador, em Sampaio Corrêa.

Nas margens da Lagoa de Jacarepíá, um momento para relaxar numa paisagem paradisíaca

Similar Posts