Cidade Comunidade Meio Ambiente

Universalização do saneamento é um dos temas da Glocal Experience

A Glocal Experience é um evento ambiental que se realiza na Marina da Glória, no Rio, de 9 a 17 de julho. O Grupo Águas do Brasil participa do evento, contribuindo com discussões sobre a construção de cidades sustentáveis e casos de iniciativas socioambientais em suas concessionárias

A Marina da Glória, no Rio, está abrigando o Glocal Experience que é uma contribuição para a Agenda 2030. (Foto: Divulgação)

O Grupo Águas do Brasil participa da Glocal Experience, contribuindo com discussões sobre o papel do saneamento básico na construção de cidades mais sustentáveis. O CEO da Rio+Saneamento, Leonardo Righetto, é um dos confirmados da conferência sobre a universalização do saneamento básico no Rio de Janeiro. A nova concessionária do Grupo Águas do Brasil, a Rio+Saneamento assume as operações do Bloco 3 da Cedae neste semestre, e será responsável pelo tratamento de esgoto e distribuição de água em 18 municípios fluminenses, sendo 22 bairros da capital. A previsão é de que sejam investidos R$ 4,7 bilhões ao longo dos 35 anos do contrato de concessão, beneficiando mais de 2,6 milhões de pessoas.

ÁGUAS DE JUTURNAÍBA

Com 15 operações nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, o Grupo Águas do Brasil também apresenta soluções e iniciativas socioambientais bem-sucedidas em suas concessões, num estande interativo e aberto ao público. É o caso do Projeto Ecofibras, uma parceria da concessionária Águas de Juturnaíba e a cooperativa Nós da Trama, que reaproveita resíduos provenientes do tratamento de esgoto da estação Ponte dos Leites e do sistema Wetland, em Araruama (RJ), para a criação de peças artesanais. Os produtos artesanais são desenvolvidos a partir de fibras como papirão, papiro e sombrinha-chinesa, expostos na Glocal.

O Projeto Ecofibras mantém oficinas inclusivas para 15 alunos, além de promover palestras que variam de 30 a 90 estudantes por mês. Outro projeto de destaque do Grupo é o Olhar Ambiental 360º, no qual os visitantes podem fazer um tour virtual pelas Estações de Tratamento de Água (ETA) e Esgoto (ETE) Alegria, da concessionária Águas de Agulhas Negras, em Resende-RJ. A iniciativa permite a imersão no ambiente de uma estação por realidade virtual.
O objetivo da Glocal Experience é continuar suas atividades até 2030, atuando como laboratório de inovação social para estabelecer diálogos em prol de um futuro sustentável. No local há o Espaço Criança, Oficinas de Horta, Cinema, apresentações de música e dança. A Glocal é integrante da Agenda RIO 2030, tem o apoioi do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Prefeitura do Rio, Instituto Igarapé, Instituto Água Sustentável e patrocínio da Águas do Rio.

A empresa Águas do Brasil mostrou projetos sustentáveis em Araruama e Resende

Similar Posts