Cidade Comunidade Educação Meio Ambiente Últimas Notícias

SOS BARRA FRANCA: Pescadores pedem socorro

As pedras rolaram e praticamente fecharam o canal da Barra Franca que hoje é uma passagem de risco de acidentes para os pescadores (fotos: Divulgação SOS Barra Franca – internet)

Pescadores de Saquarema estão se unindo num movimento em prol da Lagoa de Saquarema que se encontra assoreada, desde que o Canal da Barra Franca ficou bloqueado, devido ao movimento das pedras que foram colocadas para formar o molhe numa obra de um projeto que se iniciou há vários anos, mas se encontra interrompida! Com o slogan “a lagoa de Saquarema pede socorro”, a ação não tem vínculo político; mas é emergencial!
“Nós pescadores pedimos socorro! Não aguentamos mais colocar nossas vidas em risco. Não vamos entrar no mérito de quem é a culpa. O fato é que os pescadores estão impedidos de trabalhar. Não podem levar o sustento a suas famílias. Muitos já perderam a vida, além dos prejuízos materiais”, disse um representante dos pescadores.
A Lagoa de Saquarema tem problemas por conta da “Barra Franca”, obra iniciada há anos e inacabada por uma decisão do Ministério Público e de órgãos ambientais. Organizações, reuniões e um abaixo assinado estão sendo realizados. O movimento conta com apoio de surfistas e organizações ambientais.

DECRETO E CARREATA

Em 23 de setembro, a prefeita Manoela publicou um decreto que declara como “anormal , caracterizada como situação de emergência, a obstrução da embocadura do canal da Barra Franca da lagoa de Saquarema, em razão do espalhamento das rochas de formação do guia corrente do molhe, causando assoreamento do Sistema Lagunar de Saquarema.”

No dia 2 de outubro, realizou-se uma carreata em Saquarema e Bacaxá, para divulgar essa situação. Representantes do grupo estão em contato permanente com as autoridades, tendo inclusive o acompanhamento do Ministério Público Federal, que acompanha todo o processo. Também o INEA, Instituto Estadual do Ambiente, o Governado do Estado e a Assembleia Legislativa estão mobilizados.

Afinal, várias ocorrências sinistras ocorreram no local, inclusive com vítimas fatais. Também barcos foram quebrados e impedidos de continuar trabalhando. A Defesa Civil de Saquarema e os guarda-vidas conhecem bem a situação, porque já retiraram das águas naquele canal não só banhistas afogados, mas também pescadores acidentados quando tentaram entrar na Barra Franca. Mais informações: www.instagram.com/s.o.s_barra_franca/ Abaixo-assinado: https://secure.avaaz.org/…/todos_os_usuarios_da_barra…/

O abaixo-assinado dos pescadores está sendo feito por voluntários

Similar Posts