Cidade Comunidade Dulce Tupy Opinião Política

Plano Diretor agora aberto à consulta popular

Editorial - Dulce Tupy

Saquarema é um município com inúmeros desafios, visando um desenvolvimento sustentável, como é preconizado no novo Plano Diretor que está sendo elaborado por uma equipe com representantes do Poder Público e representantes da sociedade civil organizada. Uma Minuta do Plano Diretor já está à disposição no site da Prefeitura Municipal para as consultas, onde cabem também sugestões para serem avaliadas e, se for o caso, poderão ser aceitas. O Plano Diretor foi elaborado de acordo com a Lei Municipal que orientou o crescimento e o desenvolvimento do município. O Plano Diretor ficará sob consulta durante 30 dias, portanto se alguém quiser colaborar é bom fazer o mais rápido possível.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

A revisão do Plano Diretor iniciou-se ainda no ano de 2020, quando foram realizadas oficinas de diagnóstico em diversos bairros do município. Após esse período foram elaborados mapas temáticos e um vasto levantamento para fins de diagnóstico da situação atual de Saquarema. Este material possibilitou que a equipe técnica da Secretaria Municipal de Urbanismo desenvolvesse a Minuta do Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável, que foi amplamente debatida junto ao Comitê Gestor. Importantes contribuições foram feitas nesta etapa, através dos representantes da sociedade civil organizada e do poder público. Agora é a vez de toda a população poder analisar a Minuta e dar sua contribuição para uma cidade mais desenvolvida, inclusiva e sustentável.

Situada entre o mar e a serra, Saquarema é considerada a Capital Nacional do Surf, com seus inúmeros desafios urbanísticos e sustentáveis. A Secretaria Municipal de Urbanismo disponibilizou a Minuta do Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável, lei municipal que orienta o crescimento e desenvolvimento da cidade. O documento aderiu aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, os ODS, proclamados pela ONU e adotado em vários países, depois que um grupo da sociedade civil de Saquarema participou de um Curso de Territorialização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, promovido pelo PNUD (Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas) e Petrobras.

OS 17 ODS

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável são 17. O ODS 1 é sobre a Erradicação da Pobreza, o 2 é Fome Zero e Agricultura Sustentável, o 3 é Saúde e Bem-Estar, o 4 é Educação de Qualidade, o 5 é Igualdade de Gênero, o 6 é Água Potável e Saneamento, o 7 é Energia Limpa e Acessível, o 8 é Trabalho Decente e Crescimento Econômico, o 9 é Indústria, Inovação e Infraestrutura, o 10 é Redução das Desigualdades, o 11 é Cidades e Comunidades Sustentáveis, o 12 é Consumo e Produção Responsáveis, o 13 é Ação Contra a Mudança Global do Clima, o 14 é Vida na Água, o 15 é Vida Terrestre, o 16 é Paz, Justiça e Instituições Eficazes, e o 17 é Parcerias e Implementação. Os 17 ODS têm mais de 100 metas e preconizam a Agenda 2030, quando os países farão um balanço geral do Desenvolvimento Sustentável no mundo! Participe acessando o site do Plano Diretor: https://planodiretor.saquarema.rj.gov.br/

Similar Posts