Cidade Coisas da Política (Continentino Porto) Comunidade Política

Nem parece que vamos ter eleição

As ruas limpinhas, nenhum santinho no chão. Os postes desnudos. Nenhum galhardete ou faixa pendurados. Aquele silêncio sepulcral. Nenhum carro de som tocando jingles de campanhas. Nenhum bate-boca estridente, às vezes agressivo, no botequim da esquina. Nenhuma discussão ou brigas nas famílias. Enfim, qual clima predominará no próximo dia 15?

Você deve estar enganado. O que eu ouvi falar é eleição para nova diretoria do Chacoalhado Futebol Clube. Não tem comício, nem caminhada, nem carreata até agora. Que eleição é essa??? Agora mesmo passou um cara aqui, dizendo pro outro: “eu sou candidato”, só que os outros não sabem… Como vão saber?

Não pode fazer camiseta com o nome e o número do candidato no peito; não pode botar o jingle do candidato nos carros de som, não pode fazer campanha em out doors, nem placas, nem faixas… O que fazer?

DISTORÇÕES

Está sendo esperada uma significativa abstenção acrescida de muitos votos em branco e nulos, o que acentua o lamentável processo de degradação de nossa democracia, violentamente atingida pela Covid 19, pela restritiva e absurda legislação de propaganda eleitoral adotada nas eleições municipais este ano. Isto sem falar noutras distorções circunstanciais sem o menor cabimento.

Por exemplo, você liga a TV e o horário eleitoral gratuito é com candidatos da prefeito e vereador na cidade do Rio de Janeiro. Se você tem sua TV com canais por assinatura da Oi, os programas eleitorais gratuitos divulgam apenas os candidatos a prefeito e vereador no município de Cabo Frio. Além da ampla e intensiva cobertura da eleição norte-americana. Podem surgir votos até para Trump ou Biden nas nossas urnas. Pode??? Não deveria poder…

Similar Posts