Beatriz Dutra: Cultura é Notícia Cidade Comunidade Cultura Educação

Beatriz Dutra é Menção Honrosa na 90ª Feira do Livro de Lisboa

A escritora Dyandreia Portugal, da Rede Sem Fronteiras, na Feira do Livro de Lisboa

A escritora, poeta e presidente da Academia de Letras Rio-Cidade Maravilhosa, Beatriz Dutra, colunista do jornal O SAQUÁ e do Sem Fronteiras, foi premiada na categoria Prosa, com uma Menção Honrosa, por sua crônica “Saudoso Manoel”, publicada na Antologia Sem Fronteiras pelo Mundo, Volume 5. O livro foi lançado durante a 90a Feira do Livro de Lisboa, no estande da Rede Sem Fronteiras, com mais de 100 autores do mundo lusófono, países de língua portuguesa, entre eles Beatriz Dutra, com sua crônica publicada originalmente no jornal O SAQUÁ, em abril de 2019. O belíssimo texto em que a autora se dirige ao poeta pantaneiro Manoel de Barros pode ser lido no site do jornal: http://www.osaqua.com.br/2019/04/13/saudoso-manoel/.

7 anos da Rede Sem Fronteiras

“Estou muito feliz com a premiação”, fala Beatriz Dutra, que devido à pandemia não pode participar presencialmente da 90a Feira do Livro de Lisboa. Somente seis coautores estavam presentes nesta feira tradicional, realizada de 27 de agosto a 13 de setembro, no Parque Eduardo VII, no Centro da capital portuguesa. Neste momento em que se vive o novo normal, não foi possível realizar sessões de autógrafos e nem cumprir a programação que a Rede Sem Fronteiras tinha organizado para comemorar seu sétimo aniversário, como visitas a bibliotecas e livrarias, saraus, passeios culturais e outras atividades transferidas para 2021.

Organizada pela editora do jornal Sem Fronteiras, Dyandreia Portugal, com prefácio de Marcia Barroca, presidente da União Brasileira de Escritores (UBE), a coletânea foi uma das atrações do estande da Rede Sem Fronteiras na Feira do Livro em Lisboa. A Rede Sem Fronteiras atua em mais de 20 países. Durante a feira, a Rede também comemorou seu sétimo aniversário.

“A ideia é fomentar a cultura lusófona, divulgando e promovendo escritores além-fronteiras”, disse Dyandreia Portugal. “Todo o processo para fazermos parte da Feira de Lisboa já estava pronto, quando a pandemia foi decretada. Tínhamos a confirmação presencial de mais da metade dos escritores inscritos. Mas, devido à pandemia, ficamos na expectativa de que a feira fosse cancelada, porém só a data foi adiada. O quadro de crise em Portugal é diferente do Brasil, portanto, os organizadores se sentiram confiantes e resolveram realizá-la ainda este ano”, declarou Dyandreia em depoimento ao site e-GLOBAL, Notícias em Português.

A poeta e presidente da Academia de Letras Rio-Cidade Maravilhosa, Beatriz Dutra, foi agraciada com o prêmio de Menção Honrosa por sua crônica “Saudoso Manoel”, publicada originalmente, em sua coluna “Cultura é Notícia”, no jornal O SAQUÁ e agora na Antologia Sem Fronteiras pelo Mundo, Volume 5

Similar Posts