Cidade Coisas da Política (Continentino Porto) Comunidade Educação Saúde & Ciência

Maricá e Niterói repassam verba para São Gonçalo enfrentar o Covid-19

O governador Wilson Witzel selou o acordo entre as prefeituras

As prefeituras de Maricá e Niterói vão repassar, cada uma, R$ 45 milhões para a construção de um hospital de campanha em São Gonçalo, para combater o coronavírus, além de outras ações de saúde no município. A iniciativa é fruto de um apelo do governador Wilson Witzel. Os prefeitos de Maricá, Fabiano Horta, e de Niterói, Rodrigo Neves, assinaram um protocolo de intenções, para garantir que a prefeitura de São Gonçalo possa enfrentar a falta de recursos frente à pandemia do Covid-19.

A iniciativa foi aprovada em sessões extraordinárias nas Câmaras de Vereadores de Maricá e Niterói. Os dois municípios, Niterói e Maricá, recebem royalties do petróleo e vêm em várias gestões fazendo bom uso deste dinheiro, a ponto de poderem agora ajudar São Gonçalo. Segundo o governador do Estado do Rio de Janeiro Wilson Witzel, os prefeitos demonstraram com esse ato a solidariedade, para construir um hospital de campanha no maior município do estado, depois da capital Rio de Janeiro.

Para o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, a assinatura é uma demonstração de colaboração inédita no Brasil. Além disso, uma decisão estratégica, na medida em que a montagem de uma estrutura de atendimento também evitará a sobrecarga nos sistemas de saúde das cidades de Maricá e Niterói. Para o prefeito de Maricá, Fabiano Horta, o Governo do Estado, a prefeitura e o Legislativo estão sendo exemplo de que é possível construir, conjuntamente, políticas públicas em situações de crise.

O prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci, agradeceu a iniciativa. “Não existe bandeira partidária neste momento. Somos municípios vizinhos e podemos nos ajudar. Agradeço a todos pelo suporte. Temos cerca de 1,2 milhão de habitantes, mas poucos recursos. Concordo plenamente com as medidas restritivas decretadas pelo governador Wilson Witzel, que tem conduzido de forma correta todo este processo – destacou.

Similar Posts