Cidade Comunidade Meio Ambiente

Águas, Florestas e Cidades Verdes

A professora Jacqueline Guerreiro na mesa que incluiu a jornalista Dulce Tupy e também Ralph Rodrigues, da Águas do Brasil e o engenheiro florestal François Alves, do Conselho Esttadual de Recursos Hídricos (foto: Divulgação da Rede pelas Águas)

Realizou-se no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agricultura), no centro do Rio, o Simpósio Águas, Florestas e Cidades mais Verdes, promovido pela Rede pelas Águas, com apoio do CRBio (Conselho Regional de Biologia), do Sindicato dos Engenheiros e outras instituições. O Simpósio reuniu especialistas de várias modalidades, tanto do mundo acadêmico como de organizações não governamentais.

Pela manhã, a mesa de abertura contou com a presença de Marcelo Silveira, coordenador da Rede pelas Águas, Jeferson Salazar, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, Vicente Moreira, presidente do CRBio, Osvaldo Neves, Diretor da MUTUA e Luiz Cosenza, presidente do CREA-RJ. A primeira palestra da manhã foi sobre “Cidades sensíveis à água”, do professor Adacto Ottoni, do Curso de Especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental da UERJ, seguida pela palestra “Água e Agricultura”, de Ana Paula Guimarães, presidente da AEARJ (Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado do Rio de Janeiro).

Antes do almoço, a palestra foi sobre “A utilização de fossas evapotranspiradoras em Comunidade Quilombola no Rio de Janeiro em pró da sustentabilidade”, com o arquiteto, urbanista e geógrafo Alexandre Teixeira. Logo depois, foi feita a apresentação da professora universitária, arquiteta, urbanista e paisagista Jeanne Trindade, seguida pelo professor Pierre Martin, paisagista da École Nacionale Superieure de Paysage de Versailles (France), e PUC-Rio. Todos com falas importantíssimas para a construção de Cidades mais Verdes.

A mesa seguinte foi composta pela professora Jacqueline Guerreiro, da REARJ (Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro), pela jornalista Dulce Tupy, do Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João (CBH-LSJ), ambas focando na participação das mulheres nos Comitês de Bacia, Halphy Rodrigues, da empresa Águas do Brasil e o engenheiro florestal François Alves, do Conselho Estadual de Recursos hídricos. Houve ainda apresentações poéticas do Movimento Mundial Mulheres Reais. E sorteio dos livros: “Árvore Brasil”, de César Duarte e Guilherme Aragão e “Aproveitamento Integral dos Alimentos”, de Luciene França.

Similar Posts