Cidade Coisas da Política (Continentino Porto) Comunidade Cultura Educação Meio Ambiente Política

O Saquá 239 – Chamadas de Capa

 

Ministério Público condena Porto

A Praia de Jaconé junto ao Costão de Ponta Negra não é a área ideal para a construção de um porto mas apresenta as condições ideais paras atividades de pesquisa geológica e turismo ambiental, entre outras menos impactantes (foto: Divulgação UJRJ)

O Porto de Jaconé, nome popular do TPN (Terminais Ponta Negra) está bloqueado na Justiça por uma Ação Civil Pública (ACP) que teve início em 2013. Movida inicialmente pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ), através do GAEMA (Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente), na 3* Vara Federal de Niterói, a ACP acaba de ter uma decisão do MP-RJ conjuntamente com o Ministério Público Federal que suspende todos os licenciamentos ambientais do Porto de Jaconé, para que sejam refeitos pelo Ibama. E consideram ainda que a área ao lado do Costão de Ponta Negra não é propícia para este tipo de empreendimento. O TPN é um grande complexo portuário a ser encravado numa área sem estradas e sem água, mas de grande importância ambiental pela riqueza de sua biodiversidade, geologia local e registros históricos, como a passagem do naturalista inglês Charles Darwin, autor da Teoria da Evolução, que documentou os ‘‘beachrocks’’ em 1832.
Página 9

 

Prefeita e vice absolvidos no TSE

O vice Pedro Ricardo e a prefeita Manoela Peres (foto: Arquivo jornal O SAQUÁ / Edimilson Soares)

A prefeita Manoela Peres e o vice Pedro Ricardo foram absolvidos em processo de abuso do poder econômico no TSE, que considerou menor a divulgação feita pela coligação vitoriosa na eleição de 2016, publicada em 30 mil exemplares do jornal “O Radar de Saquarema”. Enquanto isso, outros jornais locais foram condenados, apesar das baixas tiragens, de 3 a 5 mil exemplares, o que não chegou a influenciar diretamente o resultado da eleição.
Página 4

 

ABI abe as portas para a resistência

Plenário lotado da ABI no ato que reuniu jornalistas e artistas a favor da democracia e contra o autoritarismo (foto: Divulgação ABI)

A Associação Brasileira de Imprensa abriu as portas da “Casa dos Jornalista” para realizar uma entrevista coletiva e um ato de apoio ao editor do site The Interceptor, o jornalista norte-americano Glen Greenwald. Devido às publicações de conversas entre o ministro da Justiça, Sérgio Moro e outros membros do Ministério Público em Curitiba, como o promotor Dalton Delagnol, Glen vem sendo condenado pelo próprio presidente da República que afirmou que o jornalista não será deportado – ele é casado com um brasileiro e tem dois filhos – mas ameaçou dizendo que poderia “pegar uma cana” aqui no Brasil. O auditório da ABI, o hall de entrada e a rua em frente ficaram completamente lotados, num ato de resistência democrática e contra o autoritarismo.
Página 3

 

Competência e Profissionalismo

O Jornal O SAQUÁ acaba de fazer 19 anos e permanece, desde sua criação, como a mídia de maior credibilidade no município. Com uma equipe pequena, mas disciplinada, competente e profissional, o jornal cobre vários assuntos da cidade e da área rural, revelando sua habilidade em registrar os fatos presentes que serão transformados em história.
Página 3

 

 

Similar Posts