Cidade Comunidade Meio Ambiente

Metas da ONU para 2030 são apresentadas aos municípios do Conleste em Itaboraí

Realizou-se no final de abril a apresentação do Projeto Territorialização e Aceleração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) realizado pela ONU (Organização das Nações Unidas) – através do PNUD (Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento) – em parceria com a Petrobras. Líderes mundiais se reuniram em 2015 para decidir um plano de ação visando erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir a paz e a prosperidade, através da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

A Agenda 2030, que substitui na prática a Agenda 21, estabelecida no século passado, contém 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que giram em torno de cinco áreas-chaves ou eixos: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias. A parceria entre a Petrobras e o PNUD (ONU) está sendo desenvolvida em mais de 100 municípios no entorno da companhia, entre eles 8 municípios do Conleste – Araruama, Cachoeiras de Macacu, Itaboraí, Guapimirim, Magé, Maricá, Saquarema e São Gonçalo – que serão contemplados com o programa de capacitação online “Integrando Agenda 2030 e ODS”, voltado para gestores municipais, representantes de organizações da sociedade civil e do setor privado.

O Conleste organizou o evento e será o facilitador entre o PNUD e os municípios. A realização do projeto visa o desenvolvimento sustentável para a região, através de uma formação cidadã e fortalecimento de capacidades locais. Os municípios vão trabalhar com base nas metas dos ODS e se desenvolver com sustentabilidade mais rapidamente.

Similar Posts