Cidade Comunidade Educação

Educação profissional

Bacaxá, no coração comercial de Saquarema, tem cursos profissionalizantes para todos os públicos

A empresária Luciana Brasil administra um dos cursos mais populares de Bacaxá (Fotos: Cintia Viana)

Cíntia Viana*

Nesse mês de maio, O Saquá está iniciando uma série de matérias sobre a rede de cursos profissionalizantes na região, que conta com boas opções de cursos e especializações multidisciplinares, diversificados e conectados ao mercado de trabalho local. Há opções de qualificação para todas as idades. A Academia Brasil, por exemplo, oferece cursos a partir de 12 anos, “mas o aluno tem de estar matriculado na escola”, diz a diretora e fundadora do curso que existe há mais de dois anos, Luciana Brasil.

Empresária carioca de Vila Isabel e graduada em Belas Artes na UFRJ, a professora da a Academia Brasil oferece cursos de Barbeiro, Cabeleireiro, Maquiagem, Penteados, Aperfeiçoamento em Corte, Especialização em Mechas, Depilação e Design de Sobrancelhas (Depilação Egípcia), além dos cursos livres em Penteados, Manicure, Mega Hair, aperfeiçoamento de Corte e Colorimetria. Há uma “constante preocupação com a formação teórica, prática, humanística e ética”, diz Luciana.

Uma média de 100 alunos se formam na Academia Brasil, todos os anos. Os valores dos cursos variam entre R$100 e 160 reais mensais, com aulas práticas e atendimento comunitário nas áreas do curso de beleza em escolas da região, nos fins de semana.

Gabriela Vignoli, do Curso Vigma, um dos mais tradicionais da cidade

Já o Vigma oferece cursos profissionalizantes desde 2012 na área de saúde em Bacaxá. De acordo com Gabriela Vignoli, diretora, técnica e enfermeira graduada, os estágios agora estão sendo feitos na própria região, o que aumenta ainda mais a relação do curso com o município. O Curso de enfermagem tem duração média de 22 meses.

Segundo Gabriela, cerca de 80% dos alunos se insere imediatamente no mercado. “Os hospitais absorvem a maior parte deles. A procura do profissional técnico na área de enfermagem é muito maior do que a do graduado. No Vigma são oferecidos cursos de Técnico em Enfermagem, Técnico em Massoterapia, Técnico em Enfermagem do Trabalho, Cuidador de Idosos, Atendente de Farmácia, Administração de Medicamentos, Feridas e Curativos e Primeiros Socorros”, informa ela.

Ambos os cursos não contam com apoio governamental e, além de oferecerem serviços à comunidade, consideram que essas parcerias seriam necessárias e muito bem vindas. Por outro lado, contam com boas e interessantes parcerias dentro das respectivas áreas de atuação e já se propõem a lançar novos cursos no mercado, com contínua atualização dos professores e da própria direção do curso para fazer frente aos inúmeros desafios que se apresentam na prática.

*Cintia Viana é socióloga, colaboradora e agente publicitária do jornal O Saquá

Similar Posts