Cidade Comunidade Meio Ambiente

Campos de Goitacazes sediou o Encontro de Comitês de Bacia

A delegação do Comitê de Bacia Lagos São João com a diretora do INEA Eliana Barbosa e a presidente do Comitê Dalva Mansur (Foto: Divulgação)
A delegação do Comitê de Bacia Lagos São João com a diretora do INEA Eliana Barbosa e a presidente do Comitê Dalva Mansur (Foto: Divulgação)

O IV Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas (IV ECOB) realizou-se em meados de maio, em Campos de Goitacazes. Este ano, o tema foi “Água e Clima: o olhar dos Comitês de Bacia sobre as mudanças climáticas”. Durante 3 dias foram debatidas questões como: “Eventos hidrológicos extremos: ações, comunicação e divulgação de informações”, “Garantia dos usos múltiplos e eventos hidrológicos extremos”, “Atuação dos Comitês de Bacias Hidrográficas em situações de eventos hidrológicos extremos” e “Plano de contingência dos Comitês de Bacia”.

O IV ECOB, promovido pelo Fórum Fluminense de Comitês de Bacia (FFCBH), com apoio da Secretaria Estadual do Ambiente, da Agência de Bacia AGEVAP e do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSH), foi produzido pelo Instituto de Eventos Ambientais (IEVA). Presidido pelo Dr. Affonso Henrique Albuquerque, presidente do Comitê da Bacia dos Rios Macaé e Ostras, o evento se realizou no Teatro Trianon, palco das principais mesas de debates.

No terceiro dia, foi a vez dos Encontros Temáticos, sobre “Educação Ambiental”, “Pagamento por Serviços Ambientais (PSA)”, “Gerenciamento Costeiro” e “Observatório da Governança das Águas”, além dos Encontros Setoriais, com a participação das “Instituições Técnicas”, da “Sociedade Civil”, dos representantes dos “Usuários da Água”, dos membros do “Poder Público”, das “Entidades Delegatárias” presentes e da “Juventude”. Uma delegação do Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João (CBHLSJ) participou do IV ECOB: a presidente do CBHLSJ, Dalva Mansur, a presidente da Associação de Mulheres Empreendedoras Acontecendo em Saquarema (AMEAS), Edna Calheiros, a representante do Instituto Lagrange, jornalista Dulce Tupy, a representante do governo de Araruama, arquiteta Ana Paula, a educadora ambiental Kátia Regina, do Movimento de Mulheres de Iguaba Grande e a gestora ambiental Ana Jardim, da ONG Viva Lagoa.

Como destaque, a participação na abertura do evento da diretora de Gestão das Águas e do Território do INEA (Instituto Estadual do Ambiente), Eliane Barbosa, e nos encontros temáticos, no eixo Educação Ambiental, a educadora ambiental Jaqueline Guerreiro. No final, foram eleitos os novos coordenadores do FFCBH e escolhida a cidade que vai abrigar o próximo ECOB, que será Paraty.

Similar Posts