Cidade Comunidade

Sol Store agora em Saquarema

A fachada da Sol Store que já é uma referência para os amantes do voo livre e de esportes ao ar livre na cidade. (Fotos: Agnelo Quintela)
A fachada da Sol Store que já é uma referência para os amantes do voo livre e de esportes ao ar livre na cidade. (Fotos: Agnelo Quintela)

A primeira loja da marca Sol, uma referência no universo do voo livre, acaba de se instalar em Saquarema, ao lado do cartório, no centro da Vila. A uma quadra da praia, onde os pilotos costumam pousar, a Sol Store de Saquarema é a primeira do Rio de Janeiro e uma das 12 em todo o país. Com um design sofisticado e uma fabricação inovadora, a Sol Store oferece uma série de produtos esportivos, desde equipamentos e acessórios para voar de parapente ou paramotor, até a moda flywear e fitness.

É uma loja para toda a família que tem no voo livre um estilo de vida
É uma loja para toda a família que tem no voo livre um estilo de vida

Num ambiente agradável, de cores fortes, a Sol Store já nasceu como um local em Saquarema voltado não só para os adeptos de um dos esportes que mais cresce no Brasil, como para todos os amantes de esportes ao ar livre em geral. Em Sampaio Correa, terceiro distrito de Saquarema, a rampa de voo livre é considerada uma das melhores do país, com 4 rampas e o visual deslumbrante da Serra do Matogrosso, coberta de Mata Atlântica, e ainda com vista para a lagoa e o mar. No Clube de Voo Livre local já constam mais de 300 associados. No Brasil, são mais de 5 mil pilotos em atividade.

Francine apresentando uma das várias opções de camiseta
Francine apresentando uma das várias opções de camiseta

“A Sol Store é um espaço não só para os atletas, mas para toda a família”, diz Francine Louzada, empreendedora da loja que já está causando em Saquarema, tanto no meio esportivo como entre moradores e turistas que frequentam o centro da cidade. “A ideia foi trazer o esporte, através da Sol Store, para perto da praia, porque muitas vezes os voadores só ficam em Sampaio Correa e acabam não conhecendo o centro da cidade, as praias. Agora temos a oportunidade de proporcionar às famílias conhecerem Saquarema. Estamos fazendo esse link entre a montanha e o mar”, explica Francine, ao lado da filha Sofia, 3 anos, ambas frequentadoras de rampas em todo o Brasil e até no exterior.
Além dos parapentes, a loja oferece vários acessórios: seletes (cadeiras para o voo), containers (pequenas bolsas acopladas às seletes), camelfly (mochilinha com refil para água), mochilas, mochilões, origami (para guardar a “vela”, ou seja os parapentes), quick pack (também para guardar a vela), sacolas e pipas. A novidade fica por conta da moda flywear, com malhas de alta tecnologia, com protetor solar, que vestem super bem. Tudo feito com exclusividade pela Sol, uma empresa com sede em Jaraguá do Sul, Santa Catarina, com 25 anos de existência, instalada numa área de 3.500 metros quadrados, com 160 funcionários fixos, cujo carro chefe é a fabricação de parapentes, fabricados com materiais importados de várias partes do mundo. Hoje, a Sol Paragliders tem seus produtos em 74 países.

O voo panorâmico do piloto Sandro Louzada, campeão brasileiro 2015
O voo panorâmico do piloto Sandro Louzada, campeão brasileiro 2015

Satisfação e profissionalismo

“É um prazer enorme esta parceria em Saquarema”, considera Fernando Pradi, um dos sócios da Sol que veio especialmente do sul para a inauguração. “Hoje se fala muito em crise, mas a gente não sabe o que é crise! Esse ano já estamos com um acúmulo de 33% de crescimento. Temos mais de 100 revendedores de paragliders (parapentes) e mais de 50 só de roupa. Cada estado tem um representante da Sol para atender os lojistas”, explica o empresário e esportista que já veio mais de 10 vezes a Saquarema e adora Sampaio Correa.

O deputado Paulo Melo e a prefeita Franciane Motta foram à inauguração da loja do casal Francine e Sérgio Louzada que também teve a presença do fabricante Fernando Pradi
O deputado Paulo Melo e a prefeita Franciane Motta foram à inauguração da loja do casal Francine e Sérgio Louzada que também teve a presença do fabricante Fernando Pradi

Saquarema pode ser considerada um dos 50 melhores locais para a prática do voo livre no mundo; um dos 10 melhores do Brasil. Quem garante é o piloto e instrutor Sérgio Louzada, praticante do esporte há 6 anos. Frequentador não só das rampas do Rio de Janeiro como também das tradicionais como Governador Valadares, onde já se realizaram várias etapas do PWC, campeonato mundial de voo livre, em Minas Gerais, e de Quixadá, no Ceará, onde os recordes de distância ultrapassam 500 quilômetros sem motor, Louzada afirma que Saquarema é um espetáculo. “Aqui foi batido o recorde de 224 quilômetros de distância, um feito que poucas rampas no Brasil alcançaram!”, informa ele.
“Então temos aqui condições maravilhosas e características muito propícias para o voo livre. Devido ao microclima da região, a gente tanto pode voar na direção do mar como também no sentido do interior”, garante. Pai do campeão brasileiro de 2013, Sandro Louzada, em duas categorias, sport e fun, Louzada não esconde o orgulho do voo duplo que fizeram. Sandro é formado na Escola Nacional de Circo da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), na Praça da Bandeira, no Rio, onde aprendeu acrobacia de solo e aérea, em trapézio, o que exige disciplina e perfeição. Hoje, o jovem piloto se dedica a diversas categorias do parapente e paramotor, voos em longa distância e voos de acrobacia.

Ao lado, os voadores, pilotos e instrutores Werneck, Xapolha e Sandro
Ao lado, os voadores, pilotos e instrutores Werneck, Xapolha e Sandro

Piloto e instrutor de cursos básicos e avançados, Sandro Louzada faz também voos panorâmicos, decolando de paramotor da Praia da Vila. Segundo Sandro, o passeio não tem contra indicação, sendo uma nova opção de lazer para as pessoas que gostam de aventura. Na noite da inauguração da Sol Store, marcaram presença vários pilotos saquaremenses para saudar o nascimento da loja e confraternizar. Também não faltaram políticos, como o deputado Paulo Melo, atual secretário de Governo, do governador Pezão, e a prefeita Franciane Motta, entre outros. Não foi um voo no escuro. Foi um voo certeiro.

Similar Posts