Cidade Cultura

Desfile da Beleza Negra no Rio da Areia

(Fotos: Edimilson Soares)
(Fotos: Edimilson Soares)
As 3 primeiras colocadas no desfile que encantou os jurados: Vereador Abraão da Melgil, jornalista Dulce Tupy, Neuza Vignoli, Luizão das Flores, Tania Mara, Margareth Ferreira e outras
As 3 primeiras colocadas no desfile que encantou os jurados: Vereador Abraão da Melgil, jornalista Dulce Tupy, Neuza Vignoli, Luizão das Flores, Tania Mara, Margareth Ferreira e outras

Um desfile para eleger a Beleza Negra de 2014 foi promovido pelo Grupo de Estudos e Trabalhos para a Conscientização e Valorização do Homem e da Mulher Negra (Gethomn). Realizado na sede da entidade, no Rio da Areia, o desfile foi organizado por Luciana Ferreira e Janaína Viana. No corpo de jurados, o vereador Abraão da Melgil, Tania Mara, coordenadora da FAETEC de Quintino, no Rio, a Dra. Margareth Ferreira, ex-superintendente da Igualdade Racial de Cabo Frio, Neuza Vignoli, coordenadora de eventos da secretaria municipal da Mulher, a jornalista Dulce Tupy, do jornal O Saquá, Luizão das Flores, presidente do PT Saquarema, Sueli, liderança comunitária de Vilatur e a jovem Grazielly lopes.
Fundado em 2008, o Gethomn é a primeira associação de promoção dos negros em Saquarema e vem desenvolvendo um grande trabalho social no município, tendo assumido recentemente uma cadeira no Conselho Municipal da Mulher. Presidido pelo professor Maurício, que dá aula no CIEP Astrogildo Pereira, o Gethomn realizou no Dia da Consciência Negra, dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, um desfile original, bonito e agregador, para a comunidade. As jovens premiadas foram: Kamille (1º lugar), Tainá (2º), Fernanda (3º), Jhenifer (4º) e Larissa (5º). Coube à rainha da Beleza Negra do ano passado, Rayanna, passar a faixa para a graciosa e bela Kamille.
Tendo como missão a luta pela integração das etnias, pela conscientização e valorização dos negros e negras, o Gehtomn vem fazendo a diferença no movimento social saquaremense. Também estiveram presentes: a viúva do senador e líder comunista Luiz Carlos Prestes, Maria Prestes, e a professora Denise Fortino, representando a AMEAS (Associação de Mulheres Empreendedoras Acontecendo em Saquarema). O evento, que foi a abertura da campanha “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher”, teve ainda a participação do Grupo de Teatro In Palcun.

Similar Posts