Comunidade

Defesa Civil prevenindo contra riscos e desastres

Autoridades civis, militares e representantes do Poder Executivo e Legislativo  prestigiaram o evento da Defesa Civil (Foto: Michele Maria)
Autoridades civis, militares e representantes do Poder Executivo e Legislativo prestigiaram o evento da Defesa Civil (Foto: Michele Maria)

A Defesa Civil de Saquarema reuniu autoridades e sociedade civil no salão paroquial da igreja de Santo Antônio, em Bacaxá, para apresentação do Plano Municipal de Redução de Risco e Desastre. Os órgãos que garantem a defesa social estiveram representados pelo Major Ricardo Esteves, do Corpo de Bombeiros de Saquarema, o Capitão Luís Fernando, da 4ª Cia de Polícia Militar, Cel. Romeu, Secretário Municipal de Segurança e Ordem Pública e o Cel. Paulo Renato Vaz, Coordenador da Escola de Defesa Civil do RJ, que contou as experiências positivas do trabalho que vem realizando no Estado. Representaram o Poder Legislativo Adriana de Vander e Guilherme Pitiquinho.

Plenária de apresentação dos projetos (Foto: Michele Maria)
Plenária de apresentação dos projetos (Foto: Michele Maria)

Foram explanados os Planos de Contingência e Contingência da família, Cartografia de Risco Iminente do Município, realizado por geólogos do Departamento de Recursos Minerais (DRM), a Criação de Sistema de Alerta nas Comunidades, criação Unidades de Proteção Comunitária nas associações e o Projeto Capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde para a prevenção de riscos. Coordenada por César Henrique, a Defesa Civil de Saquarema tem trazido benefícios à população, levando palestras a escolas e associações de moradores, com temas diversos. A guarda municipal também foi beneficiada com um curso de 3 meses, aplicado pelo próprio coordenador, para prepará-los a agir em caso de pequenos desastres.

Similar Posts