Meio Ambiente

Dia Mundial do Meio Ambiente

Do alto da microbacia do Rio Roncador é possível ver toda a baixada  que vai até a Lagoa de Saquarema, verdadeiro tesouro ambiental (Edimilson Soares)
Do alto da microbacia do Rio Roncador é possível ver toda a baixada que vai até a Lagoa de Saquarema, verdadeiro tesouro ambiental (Edimilson Soares)

Desde que a Organização das Nações Unidas (ONU) realizou sua primeira Conferência sobre o Ambiente Humano, conhecida como Conferência de Estocolmo, em 1972, o dia 5 de junho é comemorado como o Dia Mundial do Meio Ambiente. Nesta conferência, a ONU estabeleceu uma Declaração sobre o Ambiente Humano, com 26 princípios, e um Plano de Ações que deveriam orientar as atitudes humanas, as atividades econômicas e as políticas públicas, de forma a proteger o ambiente em todo o planeta. A realização da conferência foi motivada pelos problemas ambientais que obtinham cada vez mais destaque nos anos 70 e que afetavam a integridade das pessoas e dos demais seres vivos.

Em 1992, 20 anos depois, realizou-se a Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, no Rio de Janeiro, conhecida como ECO-92 ou Rio-92, realizada no Rio Centro. Mais de 170 países e 20 mil participantes, inclusive os que participaram do Fórum Global, que reuniu representantes da sociedade civil no Aterro do Flamengo, em eventos paralelos à cúpula mundial, chegaram à conclusão que era preciso rever o conceito de progresso e desenvolvimento. Desde então, a ideia de desenvolvimento sustentável, começou a ser discutida, visando atender às necessidades da sociedade humana em termos de alimentação, habitação, saúde e educação, mas sem prejudicar a integridade e o funcionamento do meio ambiente. Isso exigiu também a visão de que o ambiente não era obstáculo ao desenvolvimento ou meramente uma fonte de recursos naturais.

Em 2012, a concepção de desenvolvimento sustentável avançou ainda mais, após a realização da Conferência Rio+20, com especial destaque para a água. A Constituição brasileira, em seu artigo 225, diz que todos têm o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, essencial à sadia qualidade de vida, cabendo a todos e ao Poder Público o dever de preservá-lo e defendê-lo para as presentes e futuras gerações. Este é o grande legado do Dia Mundial do Meio Ambiente. Uma data para lembrar o quanto é necessário ainda lutar para o desenvolvimento sustentável em todo o planeta.

Similar Posts