Política

Constituído o primeiro Conselho Municipal de Meio Ambiente de Saquarema

Representantes das entidades, entre eles o vereador Chico Peres, na eleição que formou o Conselho de Meio Ambiente. Na foto abaixo, o biólogo Luiz Carlos,  o advogado Claudius Barcellos e o secretário Gilmar Magalhães (fotos Agnelo Quintela)
Representantes das entidades, entre eles o vereador Chico Peres, na eleição que formou o Conselho de Meio Ambiente. Na foto abaixo, o biólogo Luiz Carlos, o advogado Claudius Barcellos e o secretário Gilmar Magalhães (fotos Agnelo Quintela)

Em clima pelo Dia Mundial de Meio Ambiente, formou-se em 6 de junho, o primeiro Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Saquarema (COMMADS). A eleição dos conselheiros foi na secretaria de Meio Ambiente, presidida pelo secretário Gilmar Magalhães, que explicou as características do colegiado, como autônomo, de caráter consultivo, deliberativo e normativo da política ambiental no município.

O COMMADS é formado de forma paritária, com 10 representantes, 5 do poder público e 5 da sociedade civil organizada. A categoria poder público participa através de 5 órgãos: as secretarias municipais de Meio Ambiente, Educação e Cultura, Obras e Serviços Públicos, Agricultura, Abastecimento e Pesca, Procuradoria Geral do Município, que na ocasião estava representada pelo assessor jurídico, Claudius Barcellos, que secretariou a reunião.

Previsto pelo Código Municipal de Meio Ambiente, o COMMADS elegeu como membros da sociedade civil as seguintes entidades: Associação dos Moradores e Amigos de Jaconé (AMA-Jaconé), Posto Observatório Avançado e Base do Salvamento do Brasil (POABAS-BR), Federação das Associações e de Moradores e Amigos de Saquarema (FAMOSA), Renascer Obras Sociais e Culturais, Associação de Moradores e Amigos do Mato Grosso (AMANG). Cada instituição, tanto do poder público como da sociedade civil, indica 2 membros: um titular e um suplente. Outras instituições também manifestaram interesse em compor o colegiado, porém não atenderam aos requisitos necessários.

Similar Posts