Cidade Saúde & Ciência

Secretário Estadual de Saúde visita mais uma vez a obra do novo hospital de Saquarema

Durante a visita de vistoria das obras, equipe técnica e autoridades observam a planta do novo hospital (foto: Waldo Siqueira/PMS)
Durante a visita de vistoria das obras, equipe técnica e autoridades observam
a planta do novo hospital (foto: Waldo Siqueira/PMS)

O secretário estadual de Saúde Sérgio Côrtes esteve em Saquarema, visitando a obra do novo hospital, que está sendo construído na Barreira, em Bacaxá. Acompanhado do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, deputado Paulo Melo e da prefeita Franciane Motta, eles puderem constatar o adiantado da obra que está prevista para ser inaugurada em maio, durante as comemorações do Aniversário da Cidade.

Na visita, eles anunciaram a ampliação dos serviços que serão oferecidos pelo novo hospital. Segundo Côrtes, o hospital será o mais moderno do estado em termos arquitetônicos, de equipamento e de infraestrutura. Construído numa área de 12 mil metros quadrados, o hospital oferecerá 72 leitos para internação, além de outros 10 na unidade de terapia intensiva.

Todos os quartos de enfermaria possuirão banheiros e apenas 2 leitos, proporcionando mais conforto e privacidade aos pacientes e seus acompanhantes. O hospital oferecerá também clínicas médica, cirúrgica, neurológica e pediátrica, pronto-socorro adulto e pediátrico, além de 4 centros cirúrgicos computadorizados, sendo um deles para partos. Projetado para ser referência em todo o estado, o hospital vai oferecer ainda serviços de diagnóstico por imagem como ultrassonografia, radiologia e ecocardiograma.

O investimento é de mais de 40 milhões de reais, trazido para Saquarema com a parceria entre a prefeita Franciane Motta e Governo do Estado, através do deputado Paulo Melo. Toda a obra segue os padrões de sustentabilidade e preservação ambiental, como a utilização de blocos pré-moldados na construção e, sistema de captação de água da chuva para reaproveitamento.

Nessa última visita ainda foram anunciadas mais novidades: o hospital será regional e vai atender em 2 especialidades deficientes nesta região do estado: a Alta Complexidade em Traumato-Ortopedia (cirurgia de quadril, coluna, joelho e trauma) e Maternidade de Alto Risco (para mulheres que estejam passando por uma gravidez de alto risco).Durante a visita o secretário Sérgio Côrtes definiu com a prefeita Franciane Motta a criação de uma UTI neonatal, que segundo ele será a primeira desse tipo a ser construída na região.

Segundo o deputado Paulo Melo, com o hospital, Saquarema vai receber também um plano integrado de políticas de saúde pública. E anunciou melhorias para o antigo hospital, que será totalmente reformado e transformado num centro de atendimento de doenças continuadas.

Similar Posts