Meio Ambiente

Consulta Pública pelo Refúgio de Vida Silvestre

A Unidade de Conservação Refúgio de Vida Silvestre propõe a proteção de área natural equivalente a 9.900 ha, abrangendo a região serrana, parte de Jaconé e áreas alagáveis da Lagoa de Saquarema. A proposta de criação da primeira unidade de conservação em Saquarema levou a prefeitura de Saquarema através da secretaria municipal de Meio Ambiente em parceria com a secretaria de estadual do Ambiente (SEA) a promover uma consulta pública para discussão com todos os envolvidos e interessados. O encontro aconteceu em 6 de novembro, na pousada Vale dos Sonhos, na Serra do Matogrosso, em Sampaio Correa. Na ocasião, o subsecretário do Ambiente, Luiz Firmino explicou as vantagens de se ter uma unidade de conservação no município, incluindo benefícios na economia e turismo, aliados à preservação ambiental.

Cachoeira na microbacia do Rio Roncador – Foto: Edimilson Soares

Os representantes do setor de Biodiversidade e Florestas da SEA, superintende Alba Simon e o coordenador de Áreas Protegidas Alessandro Torres, apresentaram um estudo apurado da área a ser preservada em Saquarema e explicaram o que é e como funciona uma unidade de conservação. A prefeita Franciane e o secretário municipal de Meio Ambiente Gilmar Magalhães falaram da relevância do apoio da secretaria estadual em todo o processo e do empenho da gestão municipal em iniciativas em prol do meio ambiente.

Dentre os presentes, representantes das associações AMANG, AMAVILA, OAB, CCS, Consórcio Lagos São João, Bio Extração, hotelaria e hospedagem, estudantes, produtores rurais, o secretário municipal de Agricultura, Wellington de Mattos, os novos gurdas-parques do Parque Estadual da Costa do Sol acompanhados de Sergio Ricardo, chefe do parque, entre outras pessoas interessadas em conhecer a proposta. Após a rodada de perguntas e respostas, ficou estabelecido o prazo de 10 dias (até 16 de novembro) para o envio de sugestões às secretarias estadual e municipal, através dos e-mails: meioambiente@saquarema.rj.gov.br / biodiversidade@ambiente.rj.gov.br.  Até o final do mês de novembro sai o decreto com todas as adequações do projeto para ser assinado pela prefeita e publicado em Diário Oficial.

 

 

Similar Posts