Renato dos Santos: Enfermagem

5,8 mil profissionais de enfermagem concorreram às eleições de 2012

Enfermagem - Dr. Renato José dos Santos

Nas eleições deste ano, a categoria dos profissionais de Enfermagem teve 3.164 Enfermeiros e 2.650 Técnicos e Auxiliares de Enfermagem como candidatos aptos às prefeituras e às câmaras legislativas de todo o país. Desse total, sem considerar os eleitos para o cargo de vereador, foram eleitos para Prefeito: 29 Enfermeiros e 10 Técnicos / Auxiliares de Enfermagem. Apesar de ser um número expressivo, a representação da categoria de Enfermagem ainda é pequena se comparada ao quantitativo total de profissionais.

Em comparação com outras categorias de saúde, a Enfermagem teve uma boa representação. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os Médicos tiveram 3.078 representantes, os Psicólogos 558 e os Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais 604 candidatos. Na categoria dos Enfermeiros, o estado com maior número de candidatos foi São Paulo, com 627, seguido de Minas Gerais com 464 e Paraná com 199; Roraima foi a unidade com o menor número de representantes Enfermeiros, com apenas 4 candidatos.

Ainda que o número de profissionais de Enfermagem candidatos tenha sido significativo, a representatividade da categoria ainda é pequena se comparada ao total de profissionais em todo o país. No Brasil, existem 1.856.683 inscritos (Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem). Em comparação com o quantitativo de candidatos que se elegeram, a representação equivale a pouco mais de 0,3% em relação a todos os inscritos. Nesse cálculo, os dados ainda indicam que os Técnicos de Enfermagem, apesar de serem a maior força de trabalho da Enfermagem, ainda possuem menos candidatos do que a categoria dos Enfermeiros.

Assim, de acordo com os dados do TSE, a quantidade de candidatos às Prefeituras também é tímida. Fazendo-se um comparativo com o universo total dos profissionais de Enfermagem, a representação poderia ser ainda bem maior o que, consequentemente, faria com que a Enfermagem tivesse mais engajamento político nas decisões governamentais.

Em Saquarema, onde fui candidato ao cargo de Vereador, agradeço as 106 pessoas que acreditaram nas minhas propostas de trabalho e no meu empenho de valorização da categoria profissional de Enfermagem. Parabenizo a Prefeita Franciane Motta, ao Vice Zequinha e aos candidatos eleitos que conseguiram êxito na Campanha eleitoral.

Similar Posts