Política

Pesquisa do IBOPE dá 60% para Franciane e apenas 20% para Pedro Ricardo

A prefeita Franciane (PMDB) foi declarada com 60% na pesquisa e foi aprovada por 73 % dos entrevistados. (Foto: Divulgação PMDB)
A prefeita Franciane (PMDB) foi declarada com 60% na pesquisa e foi aprovada por 73 % dos entrevistados. (Foto: Divulgação PMDB)

Pesquisa do IBOPE realizada de 1 a 4 de setembro revela que a eleição para prefeitos em Saquarema já tem uma favorita. A prefeita Franciane (PMDB), candidata à reeleição, aparece na pesquisa de intenção de voto com 60% das intenções e o seu principal concorrente, o candidato Pedro Ricardo (PRB), tem somente 20%, enquanto o último colocado, Thiago Cócaro (PSOL), aparece com 1% dos votos. Registrada no TRE-RJ, sob o protocolo RJ 00077/2012, a pesquisa foi feita com 602 eleitores maiores de 16 anos, do sexo masculino e feminino, com grau de instrução do ensino fundamental ao superior e atividades na agricultura, comércio, indústria, prestação de serviços, transporte, administração pública, estudantes e inativos, entre outros. Foram feitas 602 entrevistas e a margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Neste universo, foram entrevistados 295 homens e 307 mulheres, sendo 108 jovens com até 24 anos, 71 com idade de 25 a 29 anos, 116 com idade de 30 a 39 anos, 112 com idade de 40 a 49 anos e 195 com mais de 50 anos. O grau de escolaridade dos entrevistados é de 30% com estudo até a 4ª série do Ensino Fundamental, 23% da 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental, 36% do Ensino Médio e 11% do Ensino Superior. Segundo a pesquisa, 72% dos eleitores se dizem satisfeitos com relação à vida que vem levando hoje em Saquarema; 10% muito satisfeitos, 14% insatisfeitos, 3% muito insatisfeitos e 1% não soube responder ou não respondeu.

O jovem médico cardiologista e vereador Pedro Ricardo que, apesar de toda a simpatia, apresentou um desempenho abaixo do esperado no início da campanha. (Foto: Paulo Lulo)
O jovem médico cardiologista e vereador Pedro Ricardo que, apesar de toda a simpatia, apresentou um desempenho abaixo do esperado no início da campanha. (Foto: Paulo Lulo)

O grau de rejeição aos candidatos revelou os seguintes resultados: 16% Franciane, 23% Pedro Ricardo e 36% Thiago Cócaro, sendo que 7% votariam em qualquer um dos candidatos e 27% não souberam responder ou não responderam. Já 42% do eleitorado saquaremense gostaria que o(a) prefeito(a) eleito(a) desse continuidade à administração atual, ou que fizesse poucas mudanças (8%) ou mantivesse alguns programas, mas mudasse muita coisa (19%) e outros expressaram o desejo de que mudasse totalmente a administração no município (31%). Por outro lado, a administração da prefeita Franciane foi avaliada como boa por 38% dos entrevistados, como ótima por 20%, regular por 30%, ruim por 3% e péssima por 9%.

O veterinário Thiago Cócaro, ex-secretário municipal da Criança e do Adolescente, está aproveitando todas as chances de colocar sua campanha na rua, como no Círio de Nazareth, quando fez uma panfletagem.  (Foto: Edimilson Soares)
O veterinário Thiago Cócaro, ex-secretário municipal da Criança e do Adolescente, está aproveitando todas as chances de colocar sua campanha na rua, como no Círio de Nazareth, quando fez uma panfletagem. (Foto: Edimilson Soares)

Quando a pergunta é se o entrevistado aprova ou desaprova o modo como a prefeita Franciane administra Saquarema, a resposta é: 73% aprova e 23% desaprova, sendo que 4% não souberam responder ou não responderam. A pesquisa indica ainda que o maior problema da administração pública é saúde (51%), seguida de transporte coletivo (16%), calçamento de ruas e avenidas (7%), geração de emprego (5%), abastecimento de água e rede de esgoto (3%), entre outros. A pesquisa revelou também que 43% dos entrevistados consideram boa a administração do governador Sérgio Cabral, 10% ótima e 30% regular. E 50% consideram boa a administração da presidenta Dilma Rousseff, 18% ótima e 21% regular.

Intenção de voto para prefeito (a)

A pesquisa integral está no site do IBOPE e no do TSE.

Similar Posts