Saúde & Ciência

Gripe suína volta a causar vítimas

Por: Dra. Denise Santos

De acordo com o Ministério da Saúde, mesmo com o fim da pandemia em 2009, o subtipo A (H1N1) continua circulando no mundo inteiro, produzindo apenas surtos localizados, porque a maioria das pessoas já está protegida contra ele, seja porque tiveram a infecção natural ou porque se vacinaram.

A Região Sul do país registra desde o início do ano um total de 57 mortes por contaminação pelo vírus influenza A (H1N1), sendo 35 mortes em Santa Catarina, 13 no Paraná e 9 no Rio Grande do Sul. A assessoria de imprensa do Ministério da Saúde informou à Agência Brasil que, diferente do que foi feito na pandemia de 2009, não está divulgando boletins com os dados nacionais da doença.

A gripe A (H1N1) é uma doença infecciosa causada por um tipo de vírus influenza que surgiu no México e atingia originalmente os porcos, por isso ficou conhecida também como gripe suína. Os sintomas da gripe, muitas vezes, são semelhantes ao do resfriado: comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, dor muscular e dor de cabeça. Fique atento para os sintomas de piora, como falta de ar e procure orientação médica, quanto mais cedo for utilizado um antiviral distribuído pelo Ministério da Saúde, mediante receita, melhor.

Entre as orientações para se prevenir contra o vírus da gripe estão lavar as mãos várias vezes ao dia com água e sabão ou álcool gel a 71%, lembre-se de retirar os acessórios (anéis, pulseiras, relógios), uma vez que estes objetos acumulam organismos não removidos com a lavagem da mão, não encoste na pia e na torneira, utilize papel toalha para secar mãos e punhos. Use um lenço descartável para higiene nasal e, ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com o braço (não com a mão, nem com o antebraço), se não tiver um lenço. Mesmo que você não esteja gripado, acostume-se a ter a atitude correta e menos infecciosa. Evite levar os dedos aos olhos, nariz e boca, uma vez que o contágio indireto pode ocorrer com o contato com as mucosas.

Com a chegada do inverno, espera-se um aumento nas notificações de casos e, para diminuir a probabilidade de contrair uma gripe, fique atento.

Similar Posts