Meio Ambiente

Saquarema participa do Conselho do Parque Estadual da Costa do Sol

Os secretários de Meio Ambiente, Magali Vieira, de Arraial do Cabo, Luciano Pinto, de São Pedro e à direita Gilmar Magalhães, de Saquarema com o diretor do INEA, André Ilha. (Foto: Edimilson Soares)
Os secretários de Meio Ambiente, Magali Vieira, de Arraial do Cabo, Luciano Pinto, de São Pedro e à direita Gilmar Magalhães, de Saquarema com o diretor do INEA, André Ilha. (Foto: Edimilson Soares)

Saquarema já faz parte do Conselho Consultivo do Parque Estadual da Costa do Sol, o PECSol, uma Unidade de Conservação criada no ano passado e que abrange 6 municípios, incluindo Saquarema. Cabe ao Conselho Consultivo, do qual Saquarema faz parte, a análise das propostas de uso sustentável do parque e a tomada de decisões. O Conselho tem membros representantes da população, de organizações não governamentais, empresas e poder público. A posse do Conselho Consultivo foi no Teatro Municipal de São Pedro da Aldeia.

Os conselheiros foram empossados pelo Diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), André Ilha. Participaram da cerimônia de posse representantes das secretarias ou coordenadorias de meio ambiente dos municípios da região, incluindo o secretário de meio ambiente de Saquarema, Gilmar Magalhães, o chefe do parque Sérgio Ricardo, o superintendente regional do INEA, Tulio Vagner, o chefe das APAS da Massambaba e da Sapeatiba, Luiz Vieira, o secretário executivo do Consórcio Intermunicipal Lagos São João, Mário Flávio Moreira e outras autoridades.

Desde o ano passado, realizaram-se no auditório da Universidade Estácio de Sá, em Cabo Frio, reuniões para a formação do Conselho Consultivo do PECSol. Nas reuniões, foi feito um Diagnóstico Rápido Participativo (DRP) do PECSol, coordenado pela engenheira florestal e chefe do Serviço de Diagnóstico Social do INEA, Márcia Barroso. O PECSol abrange várias Unidades de Conservação, situadas em 6 municípios (Saquarema, Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio, São Pedro da Aldeia e Búzios) e inclui 3 Áreas de Proteção Ambiental (APAs): a APA de Massambaba, a APA de Sapiatiba e a APA do Pau Brasil.

Fazem parte do Conselho do PECSol: a Associação dos Comerciantes e Amigos da Praia das Conchas (Amaconchas), Associação de Arquitetos e Engenheiros da Região dos Lagos (Asaerla), Associação de Vela da Costa do Sol (Avecsol), Associação dos Empresários da Área de Proteção Ambiental do Pau-Brasil (Assemp), Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA-RJ), Grupo de Educação para o Meio Ambiente (GEMA), Instituto de Pesquisas e Educação para o Desenvolvimento Sustentável (IPEDS), Instituto Ecológico Búzios Mata Atlântica (Ibema), Instituto Federal Fluminense – Campus Cabo Frio (IFF), Movimento Ressurgência, Núcleo Ecológico José Gonçalves, Organização Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável (OADS), Ordem dos Advogados do Brasil – 22ª Subseção (OAB), União das Associações dos Moradores e Amigos de Cabo Frio, Universidade Estácio de Sá, Universidade Veiga de Almeida, Viva Lagoa e Prefeituras de Araruama, Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, São Pedro da Aldeia e Saquarema.

Similar Posts