Cultura

O CD Saudade, produzido na Alemanha, tem na capa a igreja de Saquarema

SaudadeUm CD de música coral brasileira, com o sugestivo nome Saudade, tem na capa uma foto da Igreja de Nossa Senhora de Nazareth, de Saquarema. Feita pela designer Lia Caldas, diretora de arte do Jornal O Saquá e do Voz das Águas, do Comitê da Bacia Hidrográfica Lagos São João, a foto retrata o azul profundo do mar batendo nas pedras e a igreja no topo do promontório, tendo ao fundo um céu sem nuvens, típico da meia estação, primavera ou outono.

Produzido pela Rondeau, o CD Saudade originou-se de um concerto de música latino-americana realizado em junho de 2009, com apoio da Embaixada Brasileira em Berlim. Nele, os 17 cantores do Coro de Câmara Apollini Et Musis cantam com o acompanhamento do organista, cravista e pianista, Jörg Strokthoff, especialista em música sacra, sob a regência de Vinzenz Weissenburger, de Berlim.

A fotógrafa Lia Caldas, diretora de arte do Jornal O Saquá, em Füssen, na Alemanha, pouco antes do lançamento do CD em Berlim. (Foto: Pedro Stabile / Subito Photo)
A fotógrafa Lia Caldas, diretora de arte do Jornal O Saquá, em Füssen, na Alemanha, pouco antes do lançamento do CD em Berlim. (Foto: Pedro Stabile / Subito Photo)

O repertório abrange peças emblemáticas de dois séculos da Música Coral Brasileira, desde o barroco de José Maurício, que dirigiu a Capela Real no período de D. João VI, passando pelo genial Villa-Lobos, pelos também nacionalistas Camargo Guarnieri e Osvaldo Lacerda, chegando até aos contemporâneos Ronaldo Miranda e Ernani Aguiar.

Um CD tão sofisticado como este veio buscar na paisagem de Saquarema a capa ideal para as peças musicais, selecionadas com bom gosto e requinte, como a igreja de Nazareth, com sua beleza discreta em contraste com a natureza exuberante, as pedras e o mar.

Trechos das músicas podem ser ouvidos neste link.

Similar Posts