Meio Ambiente

Diálogos 21

Realizou-se no Solar da Imperatriz, no Jardim Botânico, uma “Jornada preparatória para a Rio+20”, evento promovido pela ONU, que vai acontecer em 2012, para revisão dos princípios aprovados na célebre Conferência Rio-92. A reunião com o coordenador da Agenda 21 Rio de Janeiro, Calico Castelo Branco, tratou de vários temas, entre eles a próxima reunião da REBAL, a Rede Brasileira de Agenda 21 Locais, que deve ocorrer até o final do ano.

Já a programação da “Jornada Preparatória”, que tem por objetivo estabelecer um diálogo entre as instâncias do sistema de gestão das águas e do território, é um chamado à integração entre as Agendas 21 Locais, os Comitês de Bacia já estabelecidos nas Regiões Hidrográficas do Rio de Janeiro, as Secretarias Municipais de Meio Ambiente, entre outros órgãos como o INEA e a Secretaria Estadual do Ambiente. Em Saquarema, a “Jornada” será no mês de novembro e vai reunir as Agendas 21 Locais da Bacia Lagos São João.

A reunião ordinária da Agenda 21 Saquarema será no dia 23 de setembro as 9,00 horas, na Cia da Pizza, no centro de Saquarema. Na ocasião, o grupo vai receber técnicos da Agenda 21 Comperj, da Petrobrás.

Similar Posts

2 thoughts on “Diálogos 21
  1. Baseado na materia publicada pelo Jornal, estivemos em Saquarema dia 23, na Cia da Pizza, e esperamos até 10:30hs, e a porta continuou fechada. Saimos do Rio para esta reunião, e na cidade de Saquarema ninguem soube nos informar sobre ela. Estivemos na Prefeitura, na Secret. do Meio Ambiente, na Associação dos Pescadores, nos Correios, perguntamos para pessoas na rua e ninguém soube informar sobre a reunião e nem sabiam do que se tratava a Agenda 21. Foi muito desagradável!

    Abaixo, segue o anuncio do Jornal: “A reunião ordinária da Agenda 21 Saquarema será no dia 23 de setembro as 9,00 horas, na Cia da Pizza, no centro de Saquarema. Na ocasião, o grupo vai receber técnicos da Agenda 21 Comperj, da Petrobrás”.

    1. Infelizmente não é a primeira vez que o Forum da Agenda 21 marca uma reunião e depois, por solicitação dos técnicos da Petrobras ou outros motivos, acaba mudando a data… Na verdade, a Agenda 21 Saquarema está apenas engatinhando e precisa muito de colaboradores, até para colocar um comunicado na porta do local indicado, avisando que a reunião foi desmarcada, transferida ou antecipada, como foi o caso. A reunião realizou-se na sede da OAB, em frente ao Fórum, na noite anterior. O jornal O SAQUÀ vai evitar este tipo de comunicado, porque não é a primeira vez que acontece. Quanto ao fato de ninguém conhecer a Agenda 21, revela o grau de desinteresse das pessoas que deveriam ser parceiras neste processo. A Rio + 20 vem aí, no ano que vem e todos os municipios terão que se integrar na nova era que virá nos próximos anos, com ênfase na questão ambiental e no desenvolvimento sustentável. Por favor, faça contato por telefone ou mande seu endereço, para podermos enviar material de digulgação da Agenda 21 Saquarema, porque não é sempre que pessoas demonstram interesse espontâneo pela Agenda 21, com a qual o jornal O SAQUÀ tem compromisso, há vários anos.

Comments are closed.