Cidade Política Saúde & Ciência

Governador Sérgio Cabral visita as obras do Hospital de Bacaxá

A comitiva do governador, com o deputado Paulo Melo, a prefeita Franciane Motta,  o secretário estadual de Saúde, Sérgio Cortes, o vice-prefeito Amílcar Ferreira e outros (Fotos: Edimilson Soares)

A comitiva do governador, com o deputado Paulo Melo, a prefeita Franciane Motta, o secretário estadual de Saúde, Sérgio Cortes, o vice-prefeito Amílcar Ferreira e outros (Fotos: Edimilson Soares)

O governador Sérgio Cabral visitou Saquarema, no final de julho, para ver de perto as obras do Hospital de Bacaxá. Acompanhado do vice-governador e secretário de obras, Luiz Fernando Pezão, do secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes e do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Paulo Melo, o governador e sua comitiva foram recebidos pela prefeita Franciane Motta e pelo vice-prefeito e secretário municipal de Saúde Dr. Amílcar Ferreira. Antes de chegar a Saquarema, Sérgio Cabral inaugurou o serviço de tomografia no Hospital Estadual de Araruama. Depois, seguiu para Rio Bonito, onde inaugurou a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Darcy Vargas.

Situado a 500 metros da Rodovia Amaral Peixoto e a menos de 1 km do centro de Bacaxá, o novo Hospital de Saquarema, que está sendo construído na Resinga, ao lado da Barreira, terá capacidade para 80 leitos, além dos 15 leitos de UTI. Com 5 mil metros de área construída, o hospital poderá ser uma unidade de referência em cirurgia ortopédica, como o que já existe em Paraíba do Sul, para onde hoje são deslocados os pacientes de Saquarema, nos casos de necessidade deste atendimento especializado. Segundo a prefeita Franciane Motta, a visita do governador Sérgio Cabral foi para definir o perfil de atendimento do hospital, que não serviria apenas Saquarema, mas atenderia toda a região, de Maricá a Macaé.

Saquarema na vanguarda

“A vinda do governador foi para mostrar o quanto já foi investido na obra do hospital e o que precisamos para terminar a obra, porque sempre acontecem imprevistos”, explica a prefeita. “O governador veio pessoalmente para agilizar os procedimentos e nos ajudar na gestão futura do hospital, porque manter um hospital como esse é muito difícil para um município que não tem muitos recursos como o nosso. Esse hospital será um grande avanço e um benefício para a comunidade”, diz Franciane.

Impressionado com as obras que vem empreendendo em parceria com a Prefeitura, o governador Sérgio Cabral considera que o hospital vai mudar a qualidade de vida não só de Saquarema, mas de toda a Região.

“É Saquarema desempenhando um papel de vanguarda e de liderança regional, graças ao trabalho do deputado Paulo Melo, ao longo das últimas duas décadas, e graças ao zelo, ao cuidado e à dedicação da prefeita Franciane Motta. O hospital municipal nós até podemos chamar de regional, pela qualidade do que vai ser posto aqui em termos de infraestrutura, de serviços hospitalares, de salvamento de vidas, de cuidado com as pessoas, assim como a Escola Técnica de Bacaxá, com uma formação escolar de padrão internacional, também para atender não só a população de Saquarema, mas toda a região. É Saquarema ganhando cada vez mais. Com essas duas obras, Saquarema ganha um papel de cidade líder da Região dos Lagos”, considera o governador.

Referência na região

O governador elogiou  o andamento da obra do hospital de Saquarema  que será uma referência  na região
O governador elogiou o andamento da obra do hospital de Saquarema que será uma referência na região
“Eu estou muito impressionado com o andamento da obra do hospital e até comentei com o vice-governador Pezão, nosso secretário de obras, como a prefeitura de Saquarema está desenvolvendo essa obra! É muito bom ter uma parceira como a prefeita Franciane Motta, que cuida do dinheiro público com tanto zelo, com tanto capricho e que vai dar esse presente à população. A prefeita está de parabéns”, continua Sérgio Cabral, sem poupar elogios à administração municipal.

Por sua vez, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Paulo Melo, nascido em Saquarema e marido da prefeita Franciane Motta, não esconde sua emoção de ver uma obra desta magnitude em sua terra natal, sendo construído justamente na gestão de sua esposa.

“Esta é uma obra de grande importância para região, não só para Saquarema. É um hospital que vai funcionar em gestão compartilhada, com atendimento de ponta. Nós queremos estabelecer aqui o que foi feito no hospital de Paraíba do Sul, uma referência em ortopedia. Será um ganho para região e para Saquarema. O governador Sérgio Cabral está impactado com a dimensão da obra que ele está visitando pela primeira vez. Esta é uma obra que já é uma referência para o Estado do Rio de janeiro”, informa o deputado Paulo Melo.

Segundo o secretário estadual de saúde, Sergio Cortes, o Hospital de Bacaxá será também um dos hospitais mais modernos do país.

“O hospital é o que chamamos de uma construção verde; terá um moderno sistema de captação d’água, com sistema de energia solar e será extremamente confortável. Aqui não haverá enfermarias, somente quartos-suítes para até 2 pacientes. Dificilmente você vai encontrar um hospital privado na região com a categoria desse hospital público! A estação de tratamento de esgoto do hospital é totalmente moderna, onde inclusive água será reutilizada para jardins, bem como o sistema de coleta de águas pluviais que será usado para os sanitários, pensando na sustentabilidade do prédio”, explica o secretário Sérgio Côrtes.

Já o secretário municipal de Saúde e vice-prefeito Amílcar Ferreira acha que a obra do hospital caracteriza o compromisso do governo estadual com a prefeita Franciane Motta e o deputado Paulo Melo, maior liderança de Saquarema.

“O governador vir aqui e falar da maneira que falou, que o hospital será um hospital de referência de saúde na região, me deixa muito tranquilo. É uma injeção de ânimo para continuar o trabalho que fazemos, porque temos a certeza de que estamos no caminho certo. Todo o compromisso de campanha vamos conseguir realizar, com satisfação”, acredita o secretário Amílcar, que aguarda a finalização da obra até o final do ano.

Similar Posts

One thought on “Governador Sérgio Cabral visita as obras do Hospital de Bacaxá
  1. O GOVERNADOR SERGIO CABRAL PASSOU DE AUTOMÓVEL PELA RJ 102 EM JACONÉ ENTRE A AREA DA BRASCAN ATE A RUA 96 E RUIMMMMMMMM DE PASSAR… PASSOU DE HELICÓPTERO ELE NÃO E BOBO A LAMA,BURACOS,CRATERAS E PRESENTE PARA OS MORADORES DE JACONÉ….E ISSO AÍ ELEITORES.

Comments are closed.