Renato dos Santos: Enfermagem

Semana da enfermagem 2011: A arte de cuidar da enfermagem

Enfermagem - Dr. Renato José dos Santos

A nossa sociedade, chamada de sociedade do conhecimento, da comunicação, da inovação e contemporânea, está trazendo solidão e mais incomunicabilidade entre as pessoas. A internet nos proporciona conectarmos com milhões de pessoas, sem, no entanto, que conheçamos as mesmas. Podemos pagar contas, trabalhar, pedir comida, assistir a um filme, sem falar com ninguém. Conhecemos países, visitamos museus, pinacotecas e exposições sem sair de casa. Tudo chega via on line. O ser humano está perdendo a realidade existencial de humano.

O tipo de sociedade do conhecimento e da comunicação que temos desenvolvido ameaça a essência humana. Nós, que trabalhamos em hospitais, vivemos todos os dias esta realidade. Temos pacientes que simulam sintomas de doenças, somente para ter atenção, carinho ou apenas para uma pessoa lhe ouvir. Nós, seres humanos, não estamos parando para ouvir o nosso próximo, imagine o distante. Esse então, não tem chance alguma. Existem descuidos com as crianças, com os adolescentes, com os pobres, com os doentes, com os desempregados, com os aposentados, com os profissionais, com as coisas públicas, com a nossa casa e com o nosso planeta Terra.

Nós, profissionais de enfermagem, devemos ouvir os nossos doentes, orientar, esclarecer, informar e cuidar. Será que o nosso cuidado está sendo adequado? Será que não falta algo mais? Será que eu posso oferecer mais para aquela pessoa que padece no leito hospitalar? Eu tenho cuidado com os doentes terminais? Precisamos nos colocar no lugar do outro, com os seus anseios, desejos e solicitações. Nós, profissionais de saúde, cuidamos do maior de todos os bens, a vida. Portanto, a nossa categoria está presente do nascimento ao último suspiro de vida. Devemos dar amor, carinho, proteger e cuidar.

Neste mês estamos sendo homenageados pela nossa semana que é comemorada de 12 a 20 de maio. Aqui em Saquarema, estaremos realizando no dia 17 de maio uma missa em homenagem aos profissionais, na Paróquia de Santo Antônio, em Bacaxá, às 19:00. E no dia 20 de maio realizaremos um evento em comemoração à Semana da Enfermagem, também na Igreja de Santo Antônio, no salão paroquial, de 13:00 às 17:00.

Caro leitor você é nosso convidado, compareça e preste uma homenagem a um profissional de enfermagem que você conhece. E a você, profissional de enfermagem, parabenizo pela semana e peço a benção de Deus sobre nós, para que possamos cada vez mais nos dedicar a profissão que escolhemos, que é uma arte e uma ciência. Parabenizo também todos os trabalhadores pelo dia 1o de maio, Dia Mundial do Trabalho, todas as mães pelo dia 8 de maio e, ainda nesta data, a Cidade de Saquarema por mais um aniversário da sua emancipação.

O Saquá 133 – Maio/2011

Artigo publicado na edição de maio de 2011 do jornal O Saquá (edição 133)

Similar Posts