Saúde & Ciência

Programa Hiperdia faz festa de confraternização

A Dra. Simone ganhou dupla comemoração – aniversário e Natal – no mesmo dia. Foto: Dulce Tupy.

A Dra. Simone ganhou dupla comemoração – aniversário e Natal – no mesmo dia. Foto: Dulce Tupy.

O final de ano dos técnicos e pacientes do Programa Hiperdia, de Diabetes e Hipertensão, da Secretaria Municipal de Saúde, teve ares festivos, com a pequena, mas emocionante, comemoração do aniversário da Dra. Simone. Com uma bela mesa de comes e bebes diet, como deve ser num ambiente como este, a festinha foi prestigiada até pelo próprio secretário, Dr. Amílcar Cunha Ferreira, que elogiou todo o trabalho do grupo. Preparado com carinho pela enfermeira Soninha, com a participação ativa da nutricionista Vanessa Klapper, o lanche incluiu um bolo de chocolate com morango de dar água na boca.

A equipe do Hiperdia realizou, recentemente, no Teatro Mario Lago, o II Fórum de Nutrição e de Diabetes de Saquarema – Caminhos para o Equilíbrio Nutricional. O evento foi em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação. Estiveram presentes ao evento a prefeita Franciane Motta, o vice-prefeito e secretário de Saúde Dr. Amilcar Cunha Ferreira, o secretário de Agricultura Weverson Lisboa, o presidente do IBASS, Jurandir Melo, além de coordenadores, funcionários, representantes da sociedade civil e palestrantes.

Na ocasião, os palestrantes foram: a nutricionista Vânia Barberan, da Associação de Nutrição do Estado do Rio de Janeiro, que abordou o tema “Diabetes tipo I e II, prevenção e tratamento”; Cláudia Falcão, mestre em Ciência e Tecnologia de Alimento, que falou sobre os alimentos diet e light; a fiscal do Conselho Regional de Nutricionistas (CRN), Edna Garambone, que abordou os alimentos funcionais; e a nutricionista e conselheira do CRN, Lúcia França, que incentivou a alimentação saudável e atividade física. O município oferece nutricionistas para atender a população na Policlínica Carlos Campos da Silveira e nos Postos de Saúde.

Com participação da secretaria municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, o Fórum teve sorteio de brindes, degustação de alimentos diet e light, degustação de produtos orgânicos cultivados em Saquarema e workshop com demonstração de plantio e cultivo de hortas caseiras, e contou com o apoio do Conselho Nacional de Nutricionistas e das empresas Mundo Verde e Mundo Natural.

O Saquá 129 – Janeiro/2011

Matéria publicada na edição de janeiro de 2011 do jornal O Saquá (edição 129)

Similar Posts