Esporte

Pequenos e grandes atletas saquaremenses

Daniel Templar, 9 anos, é líder do ranking estadual, na categoria Pré-Petit.

Daniel Templar, 9 anos, é líder do ranking estadual, na categoria Pré-Petit.

Por: Rossini Maraca

O esporte é cada vez mais respeitado pela mídia e, consequentemente, pela opinião pública. No entanto, a valorização da saúde, da disciplina e do talento no esporte só é feita com muito preparo físico, coordenação motora, reflexos rápidos e precisos, obstinação e concentração. Em Saquarema, temos vários atletas ainda crianças, adolescentes e jovens com essas características, que começaram suas carreiras cedo no esporte. Porém, na maioria das vezes, eles carecem de patrocinadores para participar das competições.

Vitor Coelho, 13 anos, já faz parte da Seleção Carioca de Karatê.
Vitor Coelho, 13 anos, já faz parte da Seleção Carioca de Karatê.

É o caso de Vitor Coelho, atual campeão regional sul-fluminense de karatê, na modalidade kumitê (luta), morador do Porto da Roça. Aos 13 anos de idade, faixa marron, tem mais de 50 medalhas e já faz parte da Seleção Carioca de Karatê, tendo garantido sua vaga para disputar o Campeonato Estadual, no próximo dia 7 de novembro, no Rio de Janeiro. Em 2011, Vitor vai participar de todas as competições regionais e estaduais, além do Campeonato Brasileiro Infanto-juvenil, na Paraíba. Devidamente registrado na FKERJ (Federação de Karatê do Estado do Rio de Janeiro) e na CBK (Confederação Brasileira de Karatê), recebeu recentemente da Câmara Municipal uma Moção de Aplauso, em solenidade no Teatro Mário Lago. Apesar das conquistas e da honraria, busca patrocínio, através do email: janemorena@hotmail.com.

A nadadora Luiza Brandão, segunda da esquerda para a direita, treina na Inter Ação, em Saquarema e faz parte da equipe do Fluminense.
A nadadora Luiza Brandão, segunda da esquerda para a direita, treina na Inter Ação, em Saquarema e faz parte da equipe do Fluminense.

Outro talento comprovado é o da jovem Luiza Brandão, também 13 anos, que nada pelo Fluminense. Federada à FARJ, pela equipe Fluminense Futebol Clube/Academia Inter Ação de Saquarema, Luiza foi iniciada na natação aos 2 anos e atualmente é uma das melhores atletas não só do estado como do país. Para desenvolver seu talento, adquirir os materiais e acessórios necessários e poder estar na maratona de competições pelo país afora, Luiza deveria ter um patrocínio que infelizmente ainda não tem. Ao longo de sua carreira como desportista, conquistou inúmeros títulos, entre eles o de campeã do Circuito Estadual 2010, vice-campeã do Campeonato Estadual de Inverno 2010, tri-campeã do Circuito Região dos Lagos de Natação 2006, 2007 e 2008, bicampeã do Campeonato do Interior do Inverno 2007 e 2008, campeã do Campeonato do Interior de Verão 2007, vice -campeã do Campeonato Estadual de Natação Petiz, Recordista do Campeonato Regional de Natação 50 metros e 100 metros estilo livre…

Títulos é que não faltam

Bi-campeã mundial de jiu-jitsu, Beatriz Mesquita começou a lutar aos 5 anos.
Bi-campeã mundial de jiu-jitsu, Beatriz Mesquita começou a lutar aos 5 anos.

Bicampeã mundial de jiu-jitsu, Beatriz Mesquita, a Bia, começou a lutar jiu-jitsu aos 5 anos e hoje, aos 19, além do sucesso no esporte cursa o segundo período da Faculdade de Educação Física. Com um extenso currículo, conquistado desde criança, Beatriz tem 2 títulos de campeã pan-americana, nos Estados Unidos, 2 Copa do Mundo de Jiu Jitsu no Brasil (IBJJF), 3 vezes campeã sul-americana (CBJJE), 3 títulos de campeã brasileira no Rio Open Internacional, 7 títulos de campeã brasileira, 1 título de campeã da National Cup, 9 títulos de campeã estadual, entre outros. Única atleta saquaremense com 9 títulos mundiais unificados, Bia merece um patrocínio profissional por promover Saquarema de uma forma tão expressiva no esporte, no Brasil e no mundo, provando sua vocação para a arte suave.

Líder do ranking estadual RJ, Categoria Pré-Petit, Daniel Templar começou a surfar aos 3 anos de idade e, com 8 anos, já participava de competições, conquistando o 4º lugar no ranking estadual 2009, no Estadual de São Paulo, o Lang Loose Surf Attack, na categoria Petit. Em 2010, tornou-se campeão da 1ª Etapa do Estadual do Rio, no Arpoador, e ficou em 3º lugar na ASB Cyclone, na Praia de Geribá, em Búzios, categoria Petit. Neste ano de atuação notável, tornou-se também campeão da 1ª etapa em Itacoatiara, Niterói, no Circuito Nova Geração, categoria Pré-Petit, ficando em 2º lugar na categoria Petit e sagrando-se vice-campeão da 2ª Etapa do Estadual do RJ, em Arraial do Cabo.

Carol Fernandes, 15 anos, treina diariamente nas ondas de Itaúna.
Carol Fernandes, 15 anos, treina diariamente nas ondas de Itaúna.

Aos 15 anos, a surfista Carol Fernandes está em busca de um patrocinador principal. Com a ajuda da BioSports (marca criada pelo seu irmão e também surfista profissional que já passou pelo WCT Pedro Henrique), ela vem participando dos principais campeonatos amadores de sua categoria, obtendo resultados constantes e demonstrando uma evolução rápida e significativa. Dedicada ao treinamento funcional na Academia do experiente Ronaldo Jacaré, na entrada de Itaúna, Carol aproveita o potencial excepcional que sua cidade, Saquarema, proporciona diariamente, visando alcançar seu objetivo: competir todas as etapas da categoria feminina e seguir posteriormente para profissionalização.

Também Bruno Baldner, 14 anos, é uma revelação no surf, como Wendy e Ian Guimarães, que já conquistaram suas coleções de taças. Campeão dos Circuitos ASBT, do ASS (Associação de Surfe de Saquarema) e do ASQ, é campeão do Festival de Verão de Arraial do Cabo, entre outras vitórias e classificações.

Bruno Baldner, 14 anos, conquistou vários títulos importantes no Estado do Rio, de Campos a Arraial do Cabo, passando por Quissamã e Barra da Tijuca.
Bruno Baldner, 14 anos, conquistou vários títulos importantes no Estado do Rio, de Campos a Arraial do Cabo, passando por Quissamã e Barra da Tijuca.

Portanto, talento e dedicação é o que não falta a esses atletas saquaremenses, que são o presente e o futuro do esporte na nossa cidade.

Capa O Saquá 126

.

Matéria publicada na edição de outubro
de 2010 do jornal O Saquá (edição 126)

Similar Posts