Cidade

Curso de Suporte Básico de Trauma

O Curso de Suporte Básico de Trauma para os profissionais de saúde foi ministrado pelo enfermeiro Drº Renato José dos Santos, na sede do Lions Clube de Saquarema. Foto: Divulgação

No dia 15 de julho deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Lions Clube de Saquarema, realizou o Curso de Suporte Básico de Trauma, para os profissionais da área de saúde e a comunidade saquaremense. O curso teve por finalidade ensinar a prestação de socorros adequados, ou seja, que não trazem consequências pós-trauma para as vítimas.

Nós sabemos hoje que o trauma é um problema de saúde pública e que várias pessoas morrem ou ficam inválidas devido à prestação inicial dos primeiros atendimentos. A finalidade do curso foi capacitar os profissionais e a comunidade em geral para a prestação dos primeiros cuidados às vitima de trauma, ensinando-os a serem eficientes e eficazes nesse atendimento inicial.

No Brasil, o trauma é a terceira causa de morte, depois das doenças cardiovasculares e do câncer. Se considerarmos a faixa etária de 1 a 40 anos, o trauma lidera como primeira causa de morte, atingindo a fase de maior produtividade do indivíduo e acarretando danos sociais graves e irreversíveis. Essa epidemiologia assustadora tem levado os serviços de saúde de todo o mundo, a se organizarem para atender as cinco grandes vertentes do controle ao trauma: a prevenção, o atendimento pré-hospitalar, o atendimento hospitalar, a reabilitação e o plano de atendimento a catástrofes e grandes desastres.

O curso, voltado para o atendimento pré-hospitalar, enfatizou a abordagem às vítimas de maneira segura, após os primeiros minutos do acidente, sendo a vítima atendida de maneira adequada e transportada para o hospital de maneira correta, sem danos adicionais após o fato sinistro.

O curso teve aulas teóricas, relatos de casos, avaliações de situações críticas, treinamento prático e avaliações escrita e prática. O trauma, pela extensão de seus efeitos, deve ser entendido como doença e não apenas como acidente. Assim, ele é passível de prevenção, devendo ser conclamada toda a sociedade a mobilizar-se na responsabilidade de controlar suas causas externas e de ter o devido treinamento para socorrer as vitimas.

Capa O Saquá 123

.

Matéria publicada na edição de agosto
de 2010 do jornal O Saquá (edição 123)

Similar Posts