Surfe

Três Campeonatos em Itaúna

A ideia de fazer 3 campeonatos em sequência, em Saquarema, foi genial! A Adding Promoções mostrou coragem.Tivemos 10 dias com a presença da mídia brasileira, dos surfistas nacionais e internacionais, além das melhores ondas da Praia da Itaúna, uma das melhores do mundo; ondas de médias para grandes, com perfeição no calibre da força e da extensão de suas pistas, onde os atletas fizeram o possível para pontuar melhor com suas exímias performances, vistas pelas pessoas que estiveram nas areias, vibrando com nossa vocação excepcional para promover eventos. A narração do Ronaldo Jacaré e do Henrique, a cada onda, destacava a real dificuldade das manobras, valorizando a pontuação dos juízes, que com certeza fizeram um trabalho apurado, com muito profissionalismo e concentração. O julgamento é a alma do evento. Tem de ser perfeito.

O campeão do WQS, Willian Cardoso, no Maracanã do Surfe, que também consagrou Renato Coutinho e Carlos Caxot, campeões do Master Cup e Yuri Sodré, campeão da 4ª etapa do estadual de surfe do RJ. Foto: Daniel Smorigo.
O campeão do WQS, Willian Cardoso, no Maracanã do Surfe, que também consagrou Renato Coutinho e Carlos Caxot, campeões do Master Cup e Yuri Sodré, campeão da 4ª etapa do estadual de surfe do RJ. Foto: Daniel Smorigo.

Vieram atletas de todo o Brasil, do Havaí, da África do Sul, da Indonésia, do Peru, do México, da Califórnia (EUA), da Austrália, da Nova Zelândia, entre outros locais e a repercussão do evento, transmitido pela Mar Internet, deixou o mundo ligado em Itaúna, no campeonato que foi vencido pelo catarinense Willian Cardoso. Houve uma gestão de educação ambiental coordenada por Beatriz Vanacor e ação de saúde feita pela Prefeitura em parceria com o Cittradeq, coordenada pelo Marcelo Mourão. Sete shows de música nos 3 últimos dias badalaram e divertiram a multidão presente. Foi um mega evento, sensacional, mesmo com um dia de vento sudoeste de 40 km, que congelou e molhou tudo…

A repercussão do evento pode ser medida pelas declarações de Roberto Perdigão, representante da ASP South America Brasil, sobre o esforço da entidade para a etapa do WQS disputada em Saquarema (RJ) ganhar o status de Prime Location, o que aumentaria os pontos oferecidos ao campeão de 3000 para 6500.

“Todo mundo está buscando o carimbo de Prime para os principais picos de surfe do circuito. Sem dúvida alguma Saquarema preenche todos os requisitos; é um lugar consistente, que dá ondas grandes e quebra para os dois lados. No último campeonato quebrou perfeito do início ao fim, com ondas de 1 a 2,5 metros”, disse Perdigão.

“É notória a qualidade de Saquarema: o melhor pico do Brasil”, continuou o dirigente, que confirmou um movimento entre surfistas, juízes, organização do campeonato e Prefeitura de Saquarema no sentido de fazer uma aplicação para 2011, com base na retrospectiva dos últimos anos.

“Se a gente analisar, em relação à qualidade das ondas, Saquarema dá um banho. É um lugar que tem infraestrutura, é perto do Rio e a mídia está logo ali ao lado. Então todos os elementos estão bastante favoráveis para que a gente tenha um ‘upgrade’ no ano que vem, falou Perdigão, que também destacou a possibilidade da etapa brasileira do World Tour ser disputada aqui. A Praia de Itaúna já é considerada uma das melhores do mundo, sem corais no fundo do mar, o que é ótimo para os tubos, com risco zero para lesões, cortes e pancadas em pedras que doem muito! Enfim é ideal para um melhor desempenho dos atletas.

Nova loja, nova revista e mais uma vitória do Diguinho

Fábio na inauguração da sua loja Reserva do Surf em Bacaxá.
Fábio na inauguração da sua loja Reserva do Surf em Bacaxá.

Parabéns aos empresários Fabio e Carlos, da nova loja Reserva do Surf, que acaba de ser inaugurada em Bacaxá, com multimarcas de alto nível, prestigiada pela sociedade presente num coquetel maneiríssimo. A destacar também o lançamento da Revista carioca Soul Surfe, hit do momento, trazendo o glamour do surfe para o Rio de Janeiro, paraíso de ondas e pessoas estilo surfwear. Parabéns ainda para o nosso atleta Rodrigo Sphaier, o Diguinho, de Saquarema, que tornou-se bi-campeão brasileiro ao vencer a primeira etapa do Petrobras Longboard Classic na Praia de Solemar, em Jacareípe, no Espírito Santo.

Rossini Maraca na festa de lançamento da revista Soul Surf. Foto: Marie Hawk.
Rossini Maraca na festa de lançamento da revista Soul Surf. Foto: Marie Hawk.

Capa O Saquá 121

.

Artigo publicado na edição de junho
de 2010 do jornal O Saquá (edição 121)

Similar Posts