Comunidade

Homenagem ao Dia da Mulher traz ministra e deputada a Saquarema

A deputada Cida Diogo, a ministra Nilcéa Freire, a prefeita Franciane Motta, o secretário Zezinho Amorim e a vereadora Taeta visitam a tenda da AMEAS. Fotos: Edimilson Soares.

O sábado, dia 6 de março, foi de festa para as mulheres em Saquarema. Durante todo o dia se realizaram atividades no Calçadão de Bacaxá, numa iniciativa da prefeita Franciane Motta, para comemorar o Dia Internacional da Mulher, e que contou com a participação da vereadora Taeta e do secretário municipal de promoção social e cidadania, Zezinho Amorim, entre outros. Na ocasião, foram oferecidos serviços gratuitos como corte de cabelo, massagem, maquiagem, manicure e outros, além de apresentações de música e dança e sorteio de brindes. No setor de saúde, houve verificação de pressão arterial, orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST), distribuição de preservativos, aplicação de flúor, práticas de alongamento e correção postural. O evento foi prestigiado pela ministra Nilcéa Freire e pela deputada federal Cida Diogo que vieram de Brasília especialmente para saudar a criação da Coorde-nadoria da Mulher.

Momentos da comemoração do Dia Internacional da Mulher em Bacaxá.
Momentos da comemoração do Dia Internacional da Mulher em Bacaxá.

Desde cedo filas se formaram para garantir a vez nas tendas de serviços, além da tenda de artesanato, “Descobrindo novos talentos”, organizada pela Associação de Mulheres Empreendedoras Acontecendo em Saquarema (AMEAS). O evento contou também com uma emocionante apresentação do Coral Escola Que Canta, da Escola Municipal Castelo Branco, e apresentação da Daumas Academia.

No Fly Shopping, a homenagem da FAMOSA a Ana Maiolino, com a presença de seus filhos Artur e Alexandre Neto.
No Fly Shopping, a homenagem da FAMOSA a Ana Maiolino, com a presença de seus filhos Artur e Alexandre Neto.

“A gente fica muito feliz de ver uma mulher prefeita, com o compromisso de criar essa coordenadoria que vai discutir com todas as secretarias a implantação de políticas públicas voltadas para a garantia da cidadania das mulheres em Saquarema”, disse a deputada Cida Diogo. As 25 coordenadorias da mulher no Estado do Rio já contam com verba federal para garantir sua implantação. Em projeto aprovado em 2009, foi incluída no Orçamento da União uma verba de R$ 1,2 milhão, que poderá ser revertida em equipamentos para o melhor funcionamento das coordenadorias, como veículo próprio, kit multimídia, computadores, etc.

O vereador Pedro Ricardo com algumas mulheres nota 10, na homenagem que prestou no Clube Saquarema.
O vereador Pedro Ricardo com algumas mulheres nota 10, na homenagem que prestou no Clube Saquarema.

“Tenho certeza que este trabalho que a gente está vendo hoje no calçadão vai se aprofundar e nós vamos fazer muitas parcerias com o município de Saquarema”, ressaltou Nilcéa Freire, que veio a Saquarema pela terceira vez.

“A mulher pensa na família, pensa no todo, e é isso que a gente tem procurado fazer em nosso governo”, afirmou a prefeita Franciane Motta, que lembrou a maneira diferenciada com que vem desenvolvendo suas ações governamentais. “Não podemos esquecer que o dia da mulher não é apenas o 8 de março, é todo dia”, completou.

A ministra Nilcéa e a prefeita Franciane receberam da Associação de Mulheres Empreendedoras Acontecendo em Saquarema (AMEAS) duas placas alusivas ao Dia 8 de Maio, Dia Internacional da Mulher, entre outras homenagens.

Mulheres da AMEAS, Associação de Mulheres Empreendedoras Acontecendo em Saquarema, no Lake’s Shopping.
Mulheres da AMEAS, Associação de Mulheres Empreendedoras Acontecendo em Saquarema, no Lake’s Shopping.

Mulheres nos Shoppings

No dia 7 de março, mais uma homenagem às mulheres foi promovida pela Federação das Associações de Moradores e Amigos de Saquarema (FAMOSA), no Fly Shopping. A data foi escolhida para anunciar uma das principais metas da FAMOSA que é a criação de uma biblioteca com o nome da assistente social, jornalista e poeta Ana Maiolino, cujos filhos, o delegado Alexandre Neto e o inspetor Artur Maiolino estiveram presentes na solenidade. Na ocasião foi feito um jogral sobre a vida da grande mulher que foi Ana Maiolino e foi lido o seu poema “Mulher”.

Também no Fly Shopping, em Bacaxá, houve o Festival da Mulher, com várias atrações, de música, dança, poesia, desfile de modas e sorteio de brindes. E no Lake’s Shopping, em Saqua-rema, a Associação de Mulheres Empreendedoras Acontecendo em Saquarema (AMEAS) mais uma vez comemorou o Dia Internacional da Mulher, dia 8 de março, com uma atividade cultural, quando foi lido o poema “Mulher Empreendedora”, da poeta Ana Maiolino, entre outras atividades. No Teatro Mário Lago, um espetáculo especial de dança do ventre, só para mulheres, também promoveu sua homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Com tantas comemorações, o Dia Internacional da Mulher se consagrou como uma data que jamais será esquecida na cidade, principalmente agora que a Coordenadoria da Mulher já está criada e em breve começará suas ações, no âmbito da Secretaria Municipal de Promoção Social e Cidadania.

AMEAS é homenageada na ALERJ

A deputada Alice Tamborindeguy homenageou várias mulheres numa Sessão Solene na Assembléia Legislativa, especialmente dedicada às mulheres empreendedoras. Representadas pela BPW (Business and Professional Women) e pela AMEAS (Associação de Mulheres Empreendedoras Acontecendo em Saquarema), entre outras entidades presentes, as mulheres foram o foco de atenção num plenário habitualmente frequentado por maioria de homens. A AMEAS recebeu uma Moção de  Aplauso, por sua atuação no município de Saquarema, onde vem promovendo uma série de cursos em parceria com o Sebrae, voltados para o empreendedorismo da mulher, entre outras ações.

Capa O Saquá 119

.

Matéria publicada na edição de abril
de 2010 do jornal O Saquá (edição 119)

Similar Posts