Dulce Tupy

Que 2010 seja o ano de realização dos nossos sonhos

Editorial - Dulce Tupy

O ano de 2009 passou voando. Apesar de inúmeras pedras que jogaram no nosso caminho, nós, do jornal O Saquá, conseguimos superar todos os obstáculos e, em vez de diminuir crescemos, ganhamos novos clientes, anunciantes em geral, empresários da cidade que acreditam na força comunicativa do jornal. Durante todo o ano, fizemos um grande esforço para não baixarmos a qualidade do nosso veículo de comunicação: o jornal mais lido no município de Saquarema! Também procuramos inovar, acrescentando mais páginas coloridas. Assim, conseguimos ultrapassar as dificuldades e ainda ampliamos o nosso alcance.

Uma das mudanças ocorridas ao longo do ano foi a reformulação do nosso site, que agora conta com um programa que permite maior dinamismo na atualização. Com um visual mais moderno, o site www.osaqua.com.br está bombando na Internet e, mais recentemente, no Twitter também. Também abrimos espaço para a interatividade com os internautas. Agora, no novo site, todas as matérias ficam arquivadas e podem ser consultadas, mesmo depois que a edição do jornal sai das bancas. Responsável pela mudança, a designer Lia Caldas é formada pela Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), com pós-graduação em computação gráfica pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) e mais de 10 anos de experiência em design e webdesign.

Além do site, a versão impressa também passou por uma reforma gráfica e editorial em 2009. Com um visual mais leve, o novo jornal O Saquá tornou-se mais acessível, mais fácil de ler e mais fácil de se localizar as informações nas páginas. Segundo a diretora de arte Lia Caldas, “o mundo de hoje muda em velocidade cada vez maior, por isso é fundamental acompanhar as novas idéias e trazer para os nossos leitores o que há de mais moderno em termos de design e webdesign”.  Entre as novidades, uma foi na logomarca que ganhou volume e no selo do preço do jornal que ficou com cara da moeda de 1 real. Novos colunistas também aderiram a esta nova fase do jornal O Saquá, como prova da nossa inserção cada vez maior na cidade.

Surgido em meados do ano 2000, O Saquá vai completar 10 anos em julho de 2010. Desde que apareceu no mercado nunca deixou de ir para as bancas de jornais todo mês. Assim, ganhou credibilidade junto a seus anunciantes e leitores assíduos. Hoje, contamos com uma carteira de assinantes respeitável. E temos fãs, inúmeros fãs, que se correspondem cotidianamente conosco, principalmente via site. Tudo isto porque através das páginas do jornal O Saquá grande parte da vida da cidade pulsa e fica impressa para sempre. São as festas populares, o dia-a-dia da política local, os esportes, com destaque para o surfe e o futebol, a crônica policial, a análise política e econômica do país, a saúde pública, a educação e o meio-ambiente, entre outros assuntos relevantes.

Neste processo de inovação, o experiente jornalista Silênio Vignoli tornou-se editor adjunto do jornal O Saquá, com sua expertise em comunicação. Procuramos também destacar a cobertura jornalística das sessões da Câmara, repercutindo para os cidadãos saquaremenses os debates internos sobre assuntos polêmicos que antes ficavam restritos ao público que freqüenta o Plenário Carlos Campos da Silveira. É o caso do aterro sanitário, essencial para o progresso do município, e a realização das audiências públicas sobre a Lei Orçamentária do Município, como primeiro passo para a construção de um futuro orçamento participativo, onde os moradores da cidade podem dar sugestões e apresentar projetos.

Enfim, chegamos ao final do ano com um balanço extremamente positivo. Acreditamos piamente que quando os homens (e as mulheres) trabalham os deuses ajudam… E nós, do jornal O Saquá, só temos a agradecer a todos que caminharam junto conosco durante todo este período. A todos nossos sinceros votos de Feliz Natal e Próspero Ano Novo!

Capinha O Saquá 115Artigo publicado na edição de dezembro
de 2009 do jornal O Saquá (edição 115)

Similar Posts