Comunidade Saúde & Ciência

Colônia de Pescadores realiza assembléia e participa da Conferência de Aquicultura e Pesca

A Colônia de Pescadores Z-24 de Saquarema participou da 3ª Conferência Nacional de Aquicultura e Pesca, realizada entre os dias 30 de setembro a 2 de outubro, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília. O evento teve a coordenação do Ministério da Pesca e Aquicultura e contou com a presença de dois mil delegados representando o setor pesqueiro de todos os Estados brasileiros.

Na abertura, o Ministro da Pesca e Aquicultura, Altemar Gregolim, assinou uma série de atos, acordos de cooperação técnica e instruções normativas que beneficiam o setor, destacando-se a regulamentação da concessão de crédito do PRONAF “Mais Alimento” que concederá empréstimo aos pescadores e aquicultores com juros anuais de 2%. Já a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, ressaltou a importância do setor para a produção de alimentos e para a economia.

Com o tema “Consolidação de uma Política de Estado para o Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura e Pesca” a Conferência fez um balanço das políticas públicas desenvolvidas no setor, além de discutir a inclusão social, o fortalecimento do mercado interno, o ordenamento dos recursos pesqueiros, o Programa Nacional de Rastreamento de Embarcações Pesqueiras via Satélite, a formação profissional, as políticas de crédito, a subvenção econômica ao preço do óleo diesel e a comercialização, infra-estrutura e equipamentos voltados para este setor.

Colonia de PescaPresente na Conferência, o presidente da Colônia de Pescadores Z-24, Matheus Alves de Souza Neto considerou de extrema importância a sua ida a Brasília, onde pode conhecer de perto as propostas do Ministério da Aquicultura e Pesca para os pescadores de todo o país. De volta a Saquarema, Matheus promoveu uma assembléia de pescadores na sede da Colônia de Pesca, que modernizou o Estatuto, adequando-o a novas necessidades da categoria. Também participou da assembléia o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Weverton do Carmo Lisboa.

 

Capinha O Saquá 114Matéria publicada na edição de novembro
de 2009 do jornal O Saquá (edição 114)

Similar Posts