Cidade

Nazaré, de Belém, visita Nazareth, de Saquarema

A Padroeira de Belém do Pará sendo recebida pelo pároco de Saquarema, padre Zito. Foto: Antonio Carlos.

A cidade do Círio de Nazareth mais antigo do país, Saquarema, recebeu a visita da imagem de N. Sra. de Nazaré de Belém do Pará, sede do maior Círio do mundo

No roteiro de eventos, visando a implantação do Círio de Nazaré em Acari, no Rio de Janeiro, o arcebispo Dom Orani Tempesta, que já esteve à frente da Arquidiocese de Belém do Pará, incluiu uma visita da imagem de Nossa Senhora de Nazaré de Belém do Pará, sede do maior Círio de Nazaré do mundo, à cidade de Saquarema, onde se realiza o mais antigo Círio de Nazareth do Brasil. Embora seja a mesma santa, as duas grafias – Nazareth e Nazaré – respeitam as suas origens; Nazareth vem do latim, sendo portanto mais antiga, enquanto Nazaré é a grafia adotada em Portugal.

A Virgem de Nazaré do Pará chegou a Saquarema em carreata, sendo recepcionada por cerca de 3 mil fiéis da comunidade católica. A santa foi conduzida num carro do Corpo de Bombeiros desde a Praça do Pedágio, na Via Lagos, passando pela Praça Santo Antônio, até a colina da matriz de Nossa Senhora de Nazareth, em Saquarema. No trajeto, a carreata fez uma parada na Igreja de Santo Antônio, em Bacaxá, onde a Virgem de Nazaré foi recebida pelo padre Jorge e autoridades políticas e religiosas. Porém, foi na Igreja Matriz de Saquarema que a festa tornou-se apoteótica, com repicar de sinos, queima de fogos e grande número de devotos, tendo sido recebida pelo padre Zito.

O deputado Paulo Melo, a prefeita Franciane Motta, o bispo de Niterói, Dom Roberto Paz, o padre Zito, o provedor da Irmandade N. Sra. de Nazareth, Aluízio Júnior e a juíza Valéria Romeiro. Fotos: Antonio Carlos.
O deputado Paulo Melo, a prefeita Franciane Motta, o bispo de Niterói, Dom Roberto Paz, o padre Zito, o provedor da Irmandade N. Sra. de Nazareth, Aluízio Júnior e a juíza Valéria Romeiro. Foto: Antonio Carlos.

No séquito da santa, o deputado Paulo Melo, a prefeita Franciane Motta, o presidente da Câmara José Carlos Cabral e o vereador Paulo Renato, que entregaram duas Comendas de Nossa Senhora de Nazareth, maior honraria da Câmara Municipal, ao arcebispo do Rio Dom Orani e ao bispo auxiliar de Niterói Dom Roberto Paz. Também estavam presentes o provedor da Irmandade de Nossa Senhora de Nazareth Aluízio Júnior e a juíza-festeira Valéria Romeiro, entre outros. Na cerimônia do hasteamento das bandeiras, em frente à igreja matriz, o Hino Nacional foi executado pela banda Lira Nossa Senhora de Nazareth. Em seguida, a imagem da Virgem de Nazaré foi levada ao altar onde foi coroada ao som de cânticos religiosos executados pela banda Theotokos, sob a regência de Luiz Eugênio Bravo.

Ao final, foi inaugurada uma placa comemorativa deste evento histórico. Também foi assinado um Tratado de Cidades Irmãs (Belém e Saquarema), além do reconhecimento oficial do município de Saquarema como berço da devoção à Nossa Senhora de Nazareth no Brasil. A condição de mais antigo Círio do país, agora reconhecida, foi divulgada pela primeira vez na edição nº 98 do jornal O Saquá, em agosto de 2008, após o acesso a uma pesquisa histórica sobre as tradições da festa em louvor à Virgem de Nazareth, realizada por David Bravo, membro da Venerável Irmandade de Nossa Senhora de Nazareth.

Galeria de fotos do evento

(exclusividade do site)

Matéria publicada na edição 113 do jornal O Saquá

Similar Posts

One thought on “Nazaré, de Belém, visita Nazareth, de Saquarema

Comments are closed.